Título: Mercadante tem 4 pontos à frente de Quércia
Autor: Cristiane Agostine
Fonte: Valor Econômico, 07/06/2006, Política, p. A7

Na disputa pelo governo paulista são os tucanos que aparecem com vantagem. O ex-prefeito José Serra (PSDB) venceria no primeiro turno, com 48% dos votos, contra 14% do senador Aloizio Mercadante (PT). O ex-governador Orestes Quércia tem 10% das intenções de voto, mesmo sem ter ainda definido se o seu partido, o PMDB, terá candidato ao cargo.

Magdalena Gutierrez/Valor - 31/5/2004 Quércia: candidatura de ex-governador pode forçar 2º turno, mas ameaça petista Serra manteve-se no mesmo patamar das pesquisas divulgadas em abril e maio. Já o senador Mercadante cresceu seis pontos percentuais, apenas um terço das intenções de voto exibidas pela ex-prefeita Marta Suplicy na última pesquisa.

A candidatura de Orestes Quércia ao governo do Estado, se confirmada, tira votos do petista e do tucano, mas ajuda a estratégia de Mercadante na tentativa de forçar o segundo turno. Sem o pemedebista, Mercadante cresce para 17%, e Serra para 49% .

O aumento do número de votos de Mercadante deu-se depois da escolha de seu nome pelo partido, por meio de prévia, na disputa com a ex-prefeita Marta Suplicy. O senador ainda não alcançou os votos de Marta, que na última pesquisa aparecia com 18%, quatro a mais do que Mercadante tem agora. A taxa de rejeição de petista mudou da menor para a segunda maior, atrás de Quércia. "Ao lançar-se candidato, Mercadante teve o bônus de aumentar a intenção de votos, mas o ônus de elevar a taxa de rejeição", afirmou Garcia.

Em um eventual segundo turno, o candidato do PSDB venceria por 59% a 23%. Mesmo com a ampla vantagem consolidada por Serra no Estado, o diretor de projetos do Ibope destaca que 53% dos entrevistados conhecem muito mal o senador Mercadante e que entre essas pessoas, 18% nunca ouviram falar dele. Apenas 1% diz não conhecer Serra.

Na corrida ao Senado, o senador Eduardo Suplicy (PT) consolidou-se na liderança, com 45% dos votos, seguido por Quércia, com 21%.

O Ibope perguntou se as pessoas achavam que Lula sabia dos esquemas de corrupção em seu governo: 63% acreditam que o presidente conhecia e 70% acreditam que as denúncias são verdadeiras.

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores em 62 municípios paulistas entre os dias 2 e 4 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob número 725034/2006. (CA)