Título: Venezuela financia sandinista, acusa partido da Nicarágua
Autor: Paulo Braga
Fonte: Valor Econômico, 06/06/2006, Internacional, p. A8

Adversários do candidato sandinista a presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, acusaram sua campanha de ser financiada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Semelhante acusação foi feita no Peru, em relação a Ollanta Humala, e no México, contra Andrés Manuel López Obrador.

Leonel Teller, um porta-voz do Partido Liberal disse estar preocupado com o surgimento, em Manágua, de outdoors e vinhetas publicitárias no rádio e na TV, segundo ele bem caras. "Estamos vendo uma Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) altamente financiada pelos petrodólares de Chávez", disse Teller.

Ele diz que a campanha de Ortega está sendo financiada pelo dinheiro arrecadado pela venda de 20 mil toneladas de fertilizantes à Venezuela por uma empresa agrícola que seria vinculada à FSLN.

A Venezuela está fornecendo petróleo subsidiado a prefeituras na Nicarágua e o convênio entre a estatal venezuelana PDVSA e a prefeitura de Manágua prevê a criação de uma empresa binacional de distribuição de petróleo. O governo do presidente Enrique Bolaños, que é do PL, não aceita facilitar o armazenamento dos estoques.

Daniel Ortega já comandou o país de 1985 a 1990, na esteira da revolução sandinista. As eleições presidenciais e legislativas nicaragüenses ocorrem em novembro.