Título: Para os mais conservadores, fundo DI é alternativa
Autor: Monteiro, Luciana e Cotias, Adriana
Fonte: Valor Econômico, 01/06/2006, Eu & Investimentos, p. D1

Para o investidor mais conservador, neste momento de nervosismo dos mercados, os fundos DI são interessantes, avalia o consultor Fabio Colombo, pois não correm o risco da oscilação da taxa de juros e continuam oferecendo um excelente ganho real. Já as carteiras de renda fixa que podem comprar papéis prefixados são alternativas de diversificação para investidores moderados e agressivos.

A atual situação do mercado cria algumas oportunidades de ganhos para o investidor que são verdadeiras "barbadas", diz Alfredo Moraes, presidente da Associação Nacional das Instituições de Mercado (Andima) e vice-presidente do banco ABC Brasil. A primeira barbada são as NTN-Bs, papéis de longo prazo indexados à inflação do IPCA. Os juros desses papéis para o vencimento em 2010 estão perto de 11% ao ano, praticamente o nível atual de taxas reais considerando os juros da Selic de 15% ao ano menos uma inflação projetada de 4% ao ano. "É como imaginar que o governo vai manter esse juro enorme por mais três anos", diz.

Outra barbada são os papéis prefixados, cujas taxas subiram bastante nos últimos dias. "Seja quem for o próximo presidente, ele não vai deixar de lado o controle da inflação e essas taxas atuais devem ser atrativas", diz Moraes. O executivo inclui as ações entre as barbadas, levando em conta que o país caminha para se tornar "investment grade" (grau de investimento) e seus fundamentos continuam muito positivos, tanto do lado externo, com dívida reduzida e forte superávit de comércio exterior, quanto do interno, com inflação sob controle e situação fiscal equilibrada.

A quarta barbada seria o dólar, "mas não a compra, e sim a venda", diz ele, que espera que a moeda americana volte a se enfraquecer em função da situação confortável das contas externas do país. "Hoje o Banco Central tem ainda excesso em dólares de US$ 6 bilhões em swap cambial que podem ser usados para reduzir a alta da moeda."

Os imóveis comerciais continuam com preços historicamente baixos, embora continuam a apresentar recuperação de preços com a maioria nas perspectivas do crescimento econômico, diz Colombo. "É um boa opção para diversificação de portfólio de investidores com perfil conservador e moderado."