Título: Lindbergh pede retirada de projeto que dá novas atribuições ao BC
Autor: Ulhôa , Raquel
Fonte: Valor Econômico, 11/11/2011, Política, p. A8

Para evitar interpretações do mercado financeiro sobre suposto abandono do sistema de metas de inflação pelo Banco Central, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) decidiu pedir a retirada da pauta de votações do Senado projeto de lei de sua autoria que incluía, entre as competências do BC, a tarefa de perseguir o crescimento econômico e a geração de empregos.

A decisão foi tomada um dia depois de Lindbergh ter conversado com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que o alertou sobre a repercussão negativa da proposta. O projeto de lei complementar foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, no dia 1º de novembro, e iria ao plenário da Casa.

"O presidente Tombini disse que entende minha posição, mas que o projeto poderia criar ruídos no mercado financeiro, de que o governo estaria abandonando o sistema de metas de inflação", afirmou o senador. Lindbergh reconheceu que o fato de ser filiado ao PT contribuiu para aumentar a desconfiança de que a proposta tinha sido combinada com setores do governo - o que ele nega.

Com a polêmica criada a partir da aprovação do projeto pela CAE, Lindbergh pediu audiência com Tombini, para saber sua opinião sobre a ampliação das competências do BC, para deixar de mirar só a inflação. "Estou retirando a proposta, porque não quero contaminar [a política do BC] e está próxima a reunião do Conselho de Política Monetária. Não quero criar nenhum ruído", disse.

Lindbergh afirmou não ter recebido qualquer recado sobre desaprovação da presidente Dilma Rousseff em relação ao projeto. Segundo interlocutores, ela não gostou nada da iniciativa. Afirmou que desistiu do projeto, mas que não abre mão de continuar o debate sobre as competências do Banco Central, que considera a "discussão do momento no mundo todo".

A atribuição do BC é "assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente". Durante a votação na CAE, Lindbergh lembrou que a própria Dilma vinha declarando que o objetivo do governo é "buscar a estabilidade com crescimento econômico".

O petista disse ainda que o BC, sob o comando de Tombini, já vem atuando dentro do ""balizamento" proposto no projeto, ou seja, com foco no crescimento e na geração de emprego. Se mirasse apenas na inflação - disse -, o Banco Central não estaria baixando os juros nesse momento.