Título: Para Ciro,SP, só no título.E por enquanto
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 18/08/2010, Política, p. 6

Após mudar domicílio eleitoral para o Sudeste a pedido de Lula, deputado pede o voto em trânsito e quer voltar o registro para o Ceará

Acada dia que passa, o deputado Ciro Gomes, do PSB, deixa mais claro que, em breve, irá retornar seu domicílio eleitoral para o Ceará.

Ontem, por exemplo, questionado se vai votar em São Paulo, ele foi direto: Como devo estar em Fortaleza no dia da eleição, já pedi o voto em trânsito, afirmou o parlamentar, sem muita conversa.

Quando alguns simpatizantes lhe cercaram para pedir que posasse para fotos, um deputado ainda brincou: Tem um Ciro (Moura) em São Paulo que chegou a 19 pontos porque as pessoas estão confundindo ele com você. E aí, não dá para você ser candidato no lugar dele?. Ciro Gomes apenas sorriu e afirmou de forma incisiva: Já disse várias vezes que não sou candidato a nada nesta eleição.

Ciro transferiu seu título eleitoral do Ceará para São Paulo em abril, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que queria convencer o parlamentar cearense a concorrer ao governo paulista. Até o início de junho, entretanto, Ciro ainda acalentava o sonho de ser candidato à sucessão presidencial. Mas, sem aliados para levar adiante esse projeto, e pressionado por Lula, o PSB terminou desistindo da candidatura de Ciro. Optou por fortalecer as chances de eleger de quatro a sete governadores, entre eles, o presidente do partido, Eduardo Campos, candidato à reeleição e líder das pesquisas em Pernambuco.

Magoado à época, Ciro simplesmente se fechou. Foi para os Estados Unidos e, ao voltar, há cerca de dois meses, fincou sua bandeira no Ceará e esqueceu São Paulo. Não chegou sequer a aparecer ao lado do candidato a governador pelo seu partido, Paulo Skaf.

Irmão Longe da campanha de Skaf e de Aloizio Mercadante, do PT, que também concorre ao governo de São Paulo, Ciro trabalha entre os cearenses para reeleger seu irmão, Cid Gomes (PSB), governador do estado, e para eleger a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), sua exmulher, para uma vaga na Assembleia Legislativa. Aos poucos, começa a sair da toca nas questões nacionais. Para alguns amigos, Ciro já avisou que não terá qualquer problema em receber a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, quando ela for ao Ceará. Somos amigos, respeito muito a Dilma. Nossa relação continua intacta, disse o socialista a um grupo de amigos.

Essa visita de Dilma ao Ceará pode ocorrer já na semana que vem. O comando de campanha da petista trabalha uma viagem da candidata para três estados Ceará, Pernambuco e Bahia. Falta apenas acertar a agenda. Antes, no entanto, Dilma vai reforçar a presença em São Paulo, onde os petistas concentram esforços em busca de um segundo turno para a eleição de governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera as pesquisas e para reduzir a diferença entre Dilma e Serra no estado.

Lá, ela estará com Lula em dois comícios, um em Mauá, outro em Osasco. Na próxima terça-feira, está prevista uma visita da presidenciável petista a Mato Grosso do Sul, para um novo comício ao lado de Lula e do candidato a governador Zeca do PT.