Título: Países decidem acelerar negociação sobre preços
Autor: Cláudia Schüffner
Fonte: Valor Econômico, 23/05/2006, Brasil, p. A4

Brasil e Bolívia decidiram ontem acelerar as negociações sobre novos preços do gás natural boliviano, motivo de tensão entre os dois países após a nacionalização decretada por La Paz, afetando os interesses da Petrobras. Em um encontro entre o presidente Evo Morales e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o tema veio acompanhado de conversas sobre o projeto de uma nova reforma agrária na Bolívia, o que preocupa agricultores brasileiros que têm interesses em áreas da fronteira.

Amorim disse que não foi a La Paz para tratar especificamente de energia e destacou que as definições estão nas mãos dos técnicos por enquanto. "Mas seguindo a linha dos encontros presidenciais em Iguazú (na Argentina) e Viena, discutimos o enquadramento político dessas negociações e concordamos que os grupos técnicos de ambos países devem acelerar os trabalhos para uma rápida definição", disse ele ao ser perguntado sobre os preços do gás.

Amorim reiterou que não foi à Bolívia negociar pela Petrobras. "Não sou técnico, não tenho informações sobre custo-benefício, não é minha função. Os grupos técnicos formados por representantes dos ministérios bolivianos é que irão acelerar os trabalhos."

Outro assunto tratado pelos governos foi o novo projeto de reforma agrária da Bolívia. Os relatos foram diferentes. Segundo o chanceler boliviano David Choquehuanca, "quem estiver em assentamento ilegal, seja brasileiro ou boliviano, será desalojado". (Agências Noticiosas)