Título: Para Lula, país será a maior potência energética
Autor: Cláudia Schüffner
Fonte: Valor Econômico, 23/05/2006, Brasil, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em seu programa semanal de rádio, que a decisão tomada pela Petrobras de adicionar óleo vegetal no processo de refino do diesel "pode mudar a matriz energética do mundo nos próximos anos", e que o Brasil ainda vai demorar um pouco para ter a dimensão do que foi anunciado na semana passada. "Eu acredito que o anúncio do Conselho Nacional de Política Energética foi extremamente importante para o futuro energético do Brasil. Eu tenho dito e repetido, várias vezes, que o Brasil será, no século XXI, a maior potência energética do planeta", disse o presidente.

Lula lembrou que o governo, há pouco mais de um ano, vem extraindo biodiesel da mamona, da palma, da soja, da semente do girassol e do caroço do algodão. E destacou que, agora, esse óleo vegetal poderá ser adicionado ao petróleo, para extrair um óleo diesel mais puro. Além da adição do óleo vegetal ao processo de refino do diesel, gerando um combustível batizado de Hbio, a Câmara de Política Energética também anunciou na semana passada a antecipação, para 2008, da produção de gás na Bacia do Espírito Santo e a substituição do gás por álcool nas usinas termelétricas.

Lula ressaltou que a Bacia do Espírito Santo passará a produzir, a partir de 2008, praticamente a mesma quantidade de gás importado da Bolívia. E destacou que a substituição do gás pelo etanol nas usinas termelétricas, além de diminuir a dependência externa, aumentará a demanda pelo álcool. "Nós estamos exportando muito, mas agora vamos consumir mais internamente e isso vai nos dar também independência."