Título: Conteúdo de qualidade em todas as frentes
Autor: Ribeiro, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 21/08/2010, Brasil, p. 11

Congresso da ANJ reforça a tese de que meios de comunicação têm de se adequar à era digital e investir em informação exclusiva

Rio de Janeiro Na disputa com as novas mídias, os jornais e todos os meios de comunicação, de uma maneira geral, devem primar pela qualidade do seu conteúdo, que é o principal responsável pela atração de leitores e consumidores. A questão foi destacada ontem, no 8º Congresso Nacional de Jornais, no Windsor Barra Hotel, no Rio, com mais de 700 participantes, que teve como tema central Jornalismo e a democracia na era digital. No painel de encerramento, foi discutido o tema O futuro da mídia digital.

O congresso foi promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que tem146 veículos filiados. Ontem, também foi eleita a nova diretoria da entidade para o período 2010/2012. Reconduzida ao cargo, a atual presidente da ANJ, Judith Brito, disse que a associação continuará liderando a luta pela liberdade de expressão. A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, esteve no congresso ontem e assinou a declaração de Chapultepec, carta de intenções em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, firmada no México, em 1994 (leia reportagem na página 6). Na quinta-feira, os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) também assinaram o documento.

Outra questão discutida no congresso foi a instalação do conselho de autorregulamentação das empresas filiadas à ANJ. Ficou estabelecido que o conselho será parecido com o Conselho de Autorregulamentação Publicitária. Os procedimentos do conselho ainda serão definidos por uma equipe de sete integrantes, que começaram a ser indicados durante o encontro no Rio. Segundo Judith Brito, a previsão é de que o novo órgão comece a atuar até o fim do ano.

Ao participar da discussão sobre o futuro da mídia digital, o presidente do Yahoo Brasil, André Izay, lembrou que todos os profissionais da área devem ficar atentos à velocidade da informação e da tecnologia. A primeira coisa que temos que saber é a definição de futuro, que antes era medido em séculos e agora é medido em dias. Para Izay, os usuários das novas mídias vão sempre diferenciar os conteúdos. Dessa forma, sempre vai existir espaço para o bom conteúdo e para o conteúdo diferenciado.

O presidente da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias, Gavin OReilly, que também é diretor do Independent News Media PLC (Estados Unidos), fez uma defesa contundente. Segundo ele, o que falta na web é um sentimento coletivo de proteger os direitos autorais.

Por sua vez, o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios para a América Latina do Google, Rodrigo Velloso, ressaltou que a produção de qualidade continua sendo um fator primordial no mercado da comunicação. Porém, as empresas devem investir em meios para se adequar à nova realidade e facilitar a chegada das informações às pessoas. O futuro das mídias passa por serviços agregados para levar seu produto até o consumidor. As empresas devem ter como foco a conquista do tempo e da atenção dos consumidores, destacou o diretor do Google.

A primeira coisa que temos que saber é a definição de futuro, que antes era medido em séculos e agora é medido em dias

André Izay, presidente do Yahoo Brasil

Bicudo é internado em São Paulo

Jurista e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, Hélio Bicudo, 88 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral e foi internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. A assessoria do hospital confirmou a internação, mas não a causa, limitando-se a dizer que não poderia dar mais detalhes. Um boletim médico assinado pelo diretor clínico do hospital, no entanto, relatou que Bicudo apresentava um quadro estável, mas sem previsão de alta. Hélio Bicudo foi vice-prefeito de São Paulo na gestão de Marta Suplicy (SP) e deixou o PT em 2005, mesmo ano em que um grupo de dissidentes petistas fundou o PSol. Atualmente ele é presidente da Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos.