Título: Crime muda a agenda de Perillo
Autor: Sacramento, Mariana; Edson Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 04/09/2010, Política, p. 2

Candidato tucano ao governo goiano pensa alterar compromissos por conta da violência

O presidente em exercício do PSDB de Goiás, Daniel Goulart, considera que a campanha eleitoral no estado ficou tensa emfunção dos resultados obtidos pelo tucanoMarconi Perillo nas pesquisas de intenção de voto. Nunca vivenciamos uma eleição com esse nível, cheia de chantagens e ameaças. Está sendoumprocesso acirrado porque, apesar de não termos prefeituras importantes no estado, estamos avançando, defendeu Goulart. Ele se refere ao fato de Perillo liderar as pesquisas.

Segundo o Ibope, eletem45% das intenções de voto, contra 34% de Iris Rezende (PMDB).

Segundo Goulart, a agenda do candidato tucano ao governo de Goiás deverá sofrer alterações.

Teremos que repensar a campanha na região nordeste do estado, pois oDivaldo estavapresenteem todos os eventos. Estamos chocados com esse extremismo todo, disseGoulart.

O prefeito assassinado Divaldo Wiliam Rinco (PSDB) era quem cuidava do plano de governo para a região. Isso é umpéssimo indício. E, pelo que fui informado, a morte teve motivação política. Éumapena porque estamos fazendo uma campanha de alto nível, propositiva, pregando a paz. Esse brutal assassinato nos deixa perplexos, afirmouMarconi Perillo ao Correio.A família de Divaldo também pediu tranquilidade. Não quer vingança. A gente espera que a Justiça seja feita, se não pela mão dos homens, pelas mãos deDeus.

Vamos manter a calma para continuar vivendo, apesar da grande falta que sentimos, disseMarcus Rinco, 48 anos, irmão da vítima.

Uma parte do grupo do candidato adversário não aceitou a derrota. Acredito que a morte de Divaldo é resultado disso, encabeçado por pessoas que não conseguiram perder, afirmou o vereador de Alto Paraíso João RibeiroMarinho (PSDB).

Fantasia O presidente do PP em Goiás, SérgioCaiado, afirmouque a acusação antecipada contra Ary da Abadia Garcês era absurda. Atribuir um fato criminoso a alguém dessa forma é calúnia e a pessoa pode responder a processo. Precisamos aguardar a solução, ainda mais em época de eleição.

Uma acusação dessa é fantasia.

Temos que saber o que é verdade ou não.Vamos aguardar para não jogar ninguém na fogueira, defende Caiado.

A vítima

Paulista de Espírito Santo do Pinhal, Divaldo William Rinco tinha 51 anos e começou na vida política em 1989, quando se elegeu vereador em Alto Paraíso (GO), cidade que governou por três vezes, em anos diferentes. Era engenheiro agrônomo, pecuarista e deixa duas filhas.