Título: Brasil ainda avalia se vai impor barreiras contra os chineses
Autor: Sergio Leo
Fonte: Valor Econômico, 19/05/2006, Brasil, p. A3

O governo decide até o começo da próxima semana se começa os procedimentos para impor barreiras, como salvaguarda, a importações de armações de óculos, escovas e partes de pedais de bicicletas (pedivelas), importados da China. Após três dias de negociações, a delegação chinesa voltou ontem ao seu país com a proposta apresentada pelo governo brasileiro, de imposição "voluntária" de limites para as exportações desses produtos. Ao contrário do que havia indicado, não deixou resposta para as propostas brasileiras.

O governo espera receber hoje algum sinal dos chineses, com a expectativa de que aceitarão a restrição das vendas ao Brasil, para evitar a criação de precedentes. Até agora, a China tem sido alvo apenas de processos de salvaguardas contra produtos têxteis. Os chineses frustraram os negociadores brasileiros, com a estratégia de contestar os números que apontam um crescimento das compras desses produtos e ameaças de danos à indústria nacional.

Ontem, preocupados com a possibilidade de restrições a importações, importadores de escovas de cabelo enviaram carta ao governo com duras críticas ao fabricante nacional.