Título: Votos emtroca de crack
Autor: Cirino, Thais
Fonte: Correio Braziliense, 04/09/2010, Política, p. 8

Juiz denuncia que candidatos de Solânea, na Paraíba, oferecem drogas para conquistar eleitores. Esquema tematé olheiros

O NORTE

João Pessoa (PB) De olho nas eleições de 2010, políticos da cidade de Solânea, na Paraíba, e de municípios vizinhos estão fazendo qualquer negócio para garantir a vitória no pleito. Segundo denúncias do juiz Osenival dos Santos Costa, da 48ª Zona Eleitoral da Paraíba, a campanha eleitoral na região é motivada pela compra de votos por crack. O esquema seria montado com a participação de traficantes, políticos e mototaxistas, que trabalhariam como olheiros para os líderes da quadrilha.

É uma verdadeira farra, resumiu o magistrado.

Segundo o juiz, a situação vem se repetindo ao longo dos anos e acaba não tendo fim por falta de denúncias concretas. Em 2008, soubemos do fato e ele se repete nos quatro cantos da cidade, explicou.

Sabemos que isso acontece principalmente porque Solânea está na rota do tráfico e a presença do crack é forte. Para os que não são usuários de droga, as ofertas de compra de voto são negociadas com dinheiro mesmo. Os preços variam entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, de acordo com o juiz. São os motoqueiros que levam o dinheiro ou a droga, denunciou. Ele afirmou que ontem, dia emque a Polícia Federal esteve no município para a realização de audiências com a população, a passagem de pessoas emmotocicletas pelo local foi constante durante toda a reunião. Eles paravam, olhavam e iam embora levando as informações, contou.