Título: "Conta" de Tuma faz oposição reagir com cautela à denúncia de Dantas
Autor: Raymundo Costa e Thiago Vitale Jayme
Fonte: Valor Econômico, 15/05/2006, Política, p. A5

A oposição reagiu com cautela à notícia sobre supostas contas bancárias em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de integrantes da cúpula do PT no exterior. "Estou aguardando o aparecimento das provas, trata-se de uma acusação gravíssima e deve ser tratada como tal", disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). "Vamos devagar com essa história", advertiu o líder do PFL, senador José Agripino Maia (RN).

Enquanto isso, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, confirmou que o presidente Lula pretende processar a revista Veja pela publicação das supostas contas, notícia que o ministro classificou de "caluniosa e infamante". Ainda em Viena, na Áustria, Lula fez duras críticas à revista Veja pela publicação da reportagem

Além dos petistas, a revista cita o senador Romeu Tuma (PFL-SP) como titular de uma conta no exterior. O senador informou à cúpula do PFL que também vai processar a revista. Disse que a informação sobre a suposta conta é falsa e se declarou "indignado" com a denúncia. "É muito estranho. A história é grave, mas carente de uma investigação mais acurada", disse Agripino Maia. Para os pefelistas, se a história "é furada" em relação a Romeu Tuma, pode ser também em relação ao presidente Lula e os outros petistas mencionados - José Dirceu, Antonio Palocci, Luiz Gushiken e Márcio Thomaz Bastos.

"Se não tem a história em relação ao senador Romeu Tuma, quem me assegura que aquela conta do presidente Lula é verdadeira?", questionou o senador Agripino Maia. A oposição terá a oportunidade de perguntar sobre as contas ao banqueiro Daniel Dantas, a quem é atribuída a origem da informação. Na próxima terça-feira, os tucanos pretendem aprovar requerimentos de convocação de Daniel Dantas, sua irmã Verônica e de algum dirigente do Citibank.

"Mas as convocações visam esclarecer a denúncia de pedido de propina por parte do PT ao Opportunity", ressaltou Virgílio, sem ligar a convocação do banqueiro à nova denúncia de contas no exterior. Virgílio iniciou a coleta de assinaturas para criar uma CPI para apurar a denúncia de Dantas e a entrevista dada pelo ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira ao Globo na última semana.