Título: Indústria de alta tecnologia destoa e cresce 3,8%, bem acima da média
Autor: Lamucci,Sergio
Fonte: Valor Econômico, 14/11/2011, Brasil, p. A2

O setor de alta intensidade tecnológica descolou-se do pífio resultado do resto da indústria este ano e cresceu 3,8% na comparação com o período janeiro-setembro de 2010. Na média, a indústria produziu 1% mais, enquanto os segmentos de baixa tecnologia, onde há forte concorrência de produtos chineses, perderam produção em 2011 e registraram queda de 0,7% na mesma comparação, segundo levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

Mesmo o crescimento da alta tecnologia, contudo, não anima o Iedi. Olhando para o período de janeiro a setembro de 2011, o desempenho da média da indústria de transformação e de cada um dos segmentos por intensidade tecnológica foi em geral o pior para esse período nos últimos oito anos, com exceção de 2003 e 2009, marcados por pesadas crises econômicas. A forte concorrência do importado, a desaceleração doméstica e a dificuldade para exportar de alguns setores são os fatores que explicam o pífio resultado da indústria neste ano, diz Júlio Gomes de Almeida, consultor do Iedi e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Ampliar imagem

"É um resultado ruim, mostrando uma fraqueza generalizada, algo preocupante para "tempos de paz"", diz Almeida, referindo tanto ao baixo crescimento de 1% da indústria geral como aos desempenhos por intensidade tecnológica. Segundo ele, apesar da piora do cenário global em 2011, a situação neste ano não tem sido nem de longe tão crítica quanto foi em 2003 - quando a inflação estava acima de dois dígitos e os juros chegaram a 26,5% ao ano - ou em 2009, quando a crise global provocou forte desaceleração da economia brasileira, que encolheu 0,6%.

Nos setores de baixa intensidade tecnológica, chama a atenção o tombo de 10,1% da produção de têxteis, couros e calçados. Almeida lembra que são os segmentos que mais apanham da concorrência externa, sofrendo com a falta de competitividade. "Os números parecem quase uma condenação a esses segmentos", diz Almeida.

Para ele, parte da ascendente classe C deu prioridade à compra de bens duráveis, como eletroeletrônicos, o que fez as vendas de produtos alimentícios e bebidas perderem um pouco do dinamismo. Para alguns analistas, a inflação um pouco mais alta também teve alguma influência, por afetar o rendimento real.

O setor de alta intensidade tecnológica subiu bem acima da média, mas menos que os 6,6% do mesmo período de 2010 ou os 15,4% de 2004. O crescimento um pouco mais forte se explica pelo desempenho de alguns setores específicos, como o aeronáutico e aeroespacial, cuja produção subiu 8,4% nos nove primeiros meses deste ano. Segundo Almeida, isso se deve à recuperação da Embraer, que sofreu mais em 2010, por causa do efeito defasado da crise de 2008 sobre as encomendas.

Também ajuda o segmento de alta tecnologia o desempenho razoável do setor de equipamentos de rádio, TV e comunicação, que cresceu 5,5% no acumulado do ano. Para Almeida, o aumento do consumo de duráveis por parte da classe C explica esse movimento. Esses dois setores ajudam o segmento de alta intensidade tecnológica a ter uma expansão mais razoável, apesar de o setor de material de escritório e informática ter caído 3,8% no período em função da concorrência do importado.

O impacto da concorrência externa também causou estragos expressivos no segmento de média-alta tecnologia. A produção de máquinas e equipamentos elétricos caiu 1,4% de janeiro a setembro. "Aí há também um reflexo da dificuldade em exportar", diz Almeida. Segundo ele, nesse segmento, predominam os bens de capital, e o Brasil tem perdido espaço em mercados importantes, como a América do Sul, para produtos de outros países, como os chineses.

No segmento de média-alta intensidade tecnológica, quem também vai mal são os fabricantes de produtos químicos. A produção recuou 2,5% no acumulado do ano. "É mais um segmento em que predomina o efeito do aumento da concorrência do importado", afirma Almeida, segundo quem o "palco da disputa da nossa indústria entre o produto nacional e importado é na média-alta tecnologia." Ele vê aí algum efeito da perda de fôlego da economia, já que uma indústria mais fraca demanda menos produtos químicos.

Já no segmento de média-baixa tecnologia, é frustrante o comportamento do setor de borracha e produtos plásticos. De janeiro a setembro, a produção subiu apenas 0,2%. Ainda nesse segmento, a fabricação de produtos metálicos, onde se encontra o aço, cresceu apenas 1% no acumulado de 2011.

Nesse cenário complicado, Almeida acredita que o crescimento da indústria em 2011 deve ficar em 1,5%, "com sorte". No começo do ano, ele projetou alta de 4%. O efeito da deterioração do cenário externo, diz ele, só mais recentemente teve um impacto mais negativo sobre a economia brasileira, como mostrou a produção industrial de setembro. "Isso é preocupante porque, se o cenário externo continuar a piorar, já vai encontrar a indústria num momento delicado."