Título: Governo quer tiragem auditada
Autor: Eliane Sobral
Fonte: Valor Econômico, 14/07/2006, Empresas, p. B4

O Governo Federal quer que o critério para seus investimentos publicitários em jornais e revistas sejam os índices de circulação de cada veículo. O objetivo, segundo fonte do Palácio do Planalto, é dar mais transparência à aplicação dos recursos. O critério seria adotado também pelos ministérios e empresas estatais.

Mas a medida causa certa surpresa no mercado publicitário e no próprio Instituto de Verificador de Circulação (IVC), criado há 40 anos por agências de publicidade, anunciantes e veículos de comunicação exatamente para auferir a circulação de jornais e revistas.

Segundo a fonte do governo, a criação do grupo vai propor mecanismos de auditoria principalmente no interior do país, onde o IVC não chegaria. Mas o diretor geral do instituto, Ricardo Costa Silva, diz que o IVC tem condições de aferir publicações editadas nos mais distantes rincões do país. "O IVC só depende do interesse do jornal ou revista em se submeter a auditoria", diz. Hoje, de acordo com Silva, o instituto afere a circulação de 400 publicações (entre jornais e revistas) em todo o país.

A intenção do governo é convidar entidades como Associação Nacional de Jornais (ANJ) e das revistas (Aner), além representantes de agências de publicidade e dos anunciantes. Geraldo Leite, diretor da ANJ diz que a proposta é bem-vinda e que dará mais transparência a aplicação dos recursos do governo em publicidade. "Onde não for possível usar o IVC, pode-se ter outros institutos de pesquisa ou universidades locais. A sociedade saberá que o governo comprou mídia com critérios técnicos", diz.

O vice-presidente de mídia da agência Fischer América, Cláudio Venâncio, acha que uma boa medida para dar transparência aos investimentos seria fazer como algumas multinacionais, que só permitem investimentos em veículos com tiragem aferida. "Teríamos um IVC mais forte".