Título: Esperança de um turno só
Autor: Pariz, Tiago; Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 22/08/2010, Política, p. 8

Pesquisas que mostram Dilma Rousseff muito à frente de José Serra levam petistas a projetar vitória já na primeira rodada da eleição

São Paulo Vencer em primeiro turno. Essas são as quatro palavras mágicas que não saem da cabeça de todos os integrantes da campanha de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. E essa semana teve o tom reforçado com as recentes pesquisas de intenção de votos, o que os petistas consideram derrapadas do adversário José Serra escancaradas pela propaganda eleitoral gratuita.

Em comício no município de Mauá, no ABC paulista, Dilma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotaram o discurso de liquidar a fatura no primeiro turno. Apesar de pregar cautela e evitar o salto alto, o clima entre os militantes é de animação. Para a candidata, a vitória sem uma nova rodada de votação é o resultado da aprovação do projeto do atual governo.

Qualquer vitória que a gente porventura consiga vai depender da aprovação de um projeto que nós começamos há muitos anos. É isso que pode levar em 3 de outubro, às 5h da tarde, fechadas as urnas, e iniciada a contagem de os votos a ter qualquer perspectiva de ganhar no primeiro turno e, caso não seja isso, ir para o segundo turno e ganhar também`, afirmou a petista.

O presidente Lula foi no mesmo tom e praticamente implorou para que os eleitores ajudem a candidata a ganhar no primeiro turno. E elevou para um novo patamar a confiança que ele deposita em Dilma. Sobrou para a primeira-dama Marisa Letícia. Se eu não tivesse a Marisa e tivesse que dar um filho para alguém cuidar, eu não tinha dúvida de entregar nas mãos dessa companheira, afirmou Lula.

Levantamento do Datafolha, divulgado ontem pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra Dilma com uma vantagem de 17 pontos percentuais para José Serra. Ela tem 47% e ele 30%. A pesquisa foi feita na sexta-feira com 2.727 entrevistas.O vice de Dilma, deputado Michel Temer (PMDB-SP), defendeu a necessidade de mobilizar os apoiadores para evitar o clima de já-ganhou. Os números do Datafolha são excelentes, mas é preciso manter a mobilização da militância. Eleições são vencidas nas urnas, afirmou Temer em sua página de microblog que mantém na Internet.

Estimular as pessoas a saírem às ruas, atuar na Internet, envolver prefeitos aliados e de oposição, além de defender a candidata são as estratégias traçadas para aumentar o volume da campanha e concretizar a meta de liquidar a fatura em 3 de outubro.

Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, a vantagem de Dilma mostra que o programa de TV encontrou o tom ideal. A pesquisa até agora não está sendo ruim porque não está dando espaço para o clima de já ganhou, afirmou, criticando a postura irregular de Serra de associar sua imagem a de Lula e alfinetar o programa. É uma trajetória errática da oposição, afirmou. No ninho tucano, prevaleceu o silêncio. Serra, em visita à Baixada Fluminense, não quis comentar a pesquisa, limitou-se a fazer críticas às políticas federais de segurança pública. Não comento pesquisa, disse. A candidata do PV Marina Silva participou de caminhada em Blumenau (SC) e propôs a criação da Agência Nacional do Clima, para prevenção de desastres ambientais.

O TRE do Distrito Federal informa que não envia e-mail aos eleitores comunicandoo cancelamento de título eleitoral.