Título: Embratur elege 17 países como alvos para Copa e Olimpíada
Autor: Borges ,André
Fonte: Valor Econômico, 24/11/2011, Brasil, p. A5

A Embratur elegeu uma lista de 17 países que serão priorizados em ações de divulgação e promoção do turismo internacional no Brasil. A proposta é concentrar esforços nesses países, que já estão entre os maiores visitantes do Brasil, mas ainda têm grande margem para crescer nos próximos anos, com vistas à Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

O Valor teve acesso ao plano desenhado pela Embratur, autarquia que está vinculada ao Ministério do Turismo. Entre os países que terão prioridade estão sete da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). A decisão de se voltar mais diretamente para essa região, segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, se baseia em uma situação verificada nos principais destinos turísticos do mundo. "Notamos que 80% do turismo internacional na Europa é feito pelos próprios europeus. No Sudeste Asiático os números são da mesma ordem. Isso demonstra que o turismo é, na maior parte, intrarregional," diz Flávio Dino.

No Brasil, diz ele, só 46% dos turistas que desembarcaram no país em 2010 são sul-americanos. "O turismo na América do Sul crescerá duas vezes a média mundial em 2011, com aumento de 10% sobre o ano passado. Temos um mercado inexplorado pela frente".

A relação dos países selecionados inclui México, Estados Unidos e Canadá, além de sete europeus: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal. Em cada um deles serão abertos escritórios de representação da Embratur. Em duas semanas deverá ser divulgado um edital para a contratação da empresa brasileira que será responsável por montar essas representações.

A decisão para a escolha dos países levou em conta a disponibilidade de voos com destino ao Brasil. A Embratur cruzou os dados do número de brasileiros que fazem turismo nas 17 nacionalidades e o volume de ingresso de estrangeiros desses países no Brasil. O resultado mostrou que, em média, para cada cem assentos de avião ocupados por brasileiros com destino a esses países, 45 voltam vazios.

A Argentina é, historicamente, o país que mais despacha turistas para o Brasil, mas ainda há espaço para crescer, comenta Flávio Dino. "Veja que, do total de 5,2 milhões de argentinos que fizeram viagens internacionais em 2009, 72% passearam por países da América do Sul. Só que apenas 37% desses vieram para o Brasil."

O Peru, que somou 1,3 milhão de viagens internacionais em 2009, viu 61% desses turistas viajarem para destinos da América do Sul, mas desses, apenas 10% visitaram o Brasil. Na Bolívia, onde 82% dos 600 mil turistas do país escolheram a América do Sul, apenas 20% tiveram o Brasil como destino.

O interesse é muito mais tímido quando observado o comportamento dos países europeus. Dos 72,6 milhões de turistas alemães que fizeram viagens internacionais em 2009, só 1% rumou para a América do Sul. E desses, 31% visitaram o Brasil. Essa média de 1% de interessados na América do Sul se repete em países como Holanda e Inglaterra, entre os quais o Brasil não chega a responder por um terço dos destinos na região.

Parte das ações preparadas para incentivar viagens estrangeiras ao Brasil inclui a criação de um programa de apoio financeiro para voos fretados. O projeto, que será apresentado hoje pela Embratur a secretarias estaduais de turismo prevê o apoio a regiões do país que têm limitação de malha aérea comercial. Em 2012, a Embratur vai repassar R$ 8 milhões para os Estados interessados, que poderão aplicar o dinheiro em programas que atraiam operadoras de voos fretados para suas regiões. O recurso poderá ser usado em ações como publicidade do operador e treinamento de agentes de viagem. O edital do projeto está em fase de conclusão e será publicado em janeiro de 2012. Em março, serão escolhidos os Estados. Os voos começam a operar em maio.

Depois da Argentina, que despachou 1,399 milhão de turistas para o Brasil em 2010, os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas, com 641,3 mil visitantes. O ranking dos 10 maiores é seguido por Itália (245 mil), Uruguai (228 mil), Alemanha (226 mil), Chile (200 mil), França (199 mil), Paraguai (194 mil), Portugal (189 mil) e Espanha (179 mil).

O Brasil detém atualmente 0,5% do mercado mundial do turismo internacional. A Organização Mundial do Turismo estima que cerca de 1 bilhão de pessoas fazem viagens internacionais por ano. Em 2010, o país recebeu 5,16 milhões turistas estrangeiros. A meta brasileira é dobrar essa participação até 2020.