Título: Venda de alimentos sobe 4% em 2004
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 09/12/2004, Empresas, p. B-6

O mercado de alimentos faturou, em 2004, R$ 176,2 bilhões - um crescimento de 3,88% nas vendas reais (descontada a inflação) e de 4,4% na produção. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), que também prevê elevação dos indicadores do setor para o próximo ano. A estimativa da Abia, segundo Edmundo Klotz, presidente da entidade, é de que a indústria de alimentos registre um salto de 4,8% na produção e de 4% nas vendas reais em 2005. O setor também está otimista em relação a novos investimentos. Klotz acredita que, a partir do próximo, ano as empresas possam desengavetar entre R$ 15 bilhões e R$ 20 bilhões. "As grandes companhias estão se movimentando para aumentar a capacidade instalada", afirmou. As exportações também devem aumentar no próximo ano. A previsão é de uma alta de 25% em valor e 10% em volume. Em 2004, do total vendido pela indústria, 27,5% foram exportados. As vendas externas tiveram alta de 31,9% em dólar e de 15,8% em tonelagem este ano, o que representa US$ 16,7 bilhões e 40,9 toneladas de alimentos industrializados vendidos para outros países. Em 2003, o aumento das exportações havia sido mais tímido: 6,1% em volume. "O objetivo é concentrar as exportações em produtos de maior valor agregado e olhar menos para as commodities, muito sujeitas a oscilações", disse ontem Klotz, durante coletiva. Em 2004, o Brasil se consolidou como o maior exportador mundial de carnes processadas e reforçou o comércio para União Européia, Oriente Médio e Estados Unidos que respondem, respectivamente, por 32,3%, 13,3% e 5,2% das vendas externas. "As preocupações da indústria são as taxas de juros, o aumento do petróleo e a logística", disse Klotz que também incluiu nesse rol as marcas próprias. "Elas forçam para baixo os preços da indústria."