Título: Vitória no primeiro tempo
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 15/09/2010, Política, p. 5

Segundo Instituto Sensus, eleição está ¿tecnicamente¿ encerrada com os 57,8% dos votos válidos para Dilma

Com 57,8% dos votos válidos direcionados à candidatadoPTDilmaRousseff, aeleiçãopresidencialdeste ano está ¿tecnicamente¿ encerrada no primeiro turno, segundo pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada ontem. O candidato tucano José Serra tem 30,2% das intenções de voto, excluindo os eleitores que declaram votar nulo, branco e os indecisos.

De acordo com o diretor do instituto, Ricardo Guedes, 72,7% dos eleitores já declaramter o chamado ¿voto definido¿. Ou seja, independentemente das campanhas ou do noticiário não pretendem mudar de candidato. Em2006, no primeiro turno, o índice de voto definido era de 76%.

A antecipação das discussões e da apresentação dos candidatos explica, em parte, segundo Guedes, a possibilidade de a eleição ser definida no primeiro turno. ¿O primeiro semestre deste ano funcionou como primeiro turno¿, afirmao diretor do instituto.

O presidente da CNT, Clésio Andrade, aponta ainda ¿três fatores¿ que explicam a aceleração da eleição presidencial. A porcentagem de votos válidos já definidos, o alto índice de rejeição dos concorrentes de Dilma e o programa eleitoral. A pesquisa mostra que é grande a discrepância da avaliação dos eleitores em relação à qualidade do programa eleitoral dos presidenciáveis. Para 60,3%, Dilma tem o melhor programa eleitoral. Serra tem 29,5% de aprovação em relação à divulgação televisiva eMarina, 9,1%.

Vantagem A sondagem indica ainda que as denúncias sobre a quebra de sigilo de aliados e da filha de Serra não afetaram a campanha petista.

Dilma permanece com larga vantagem,registrando50,5%contra 26,4% de Serra na pesquisa estimulada, levando em conta a lista de todos os presidenciáveis.

Marina Silva (PV) tem 8,9% das indicações. A candidata verde lidera, no entanto, no índice de rejeição.

Segundo a pesquisa, 45% dos eleitores não votariam em Marina. Serra é o segundo em rejeição, com41,3%. Entre os eleitores consultados, 29,4% dizemque não escolheriam Dilma. ¿Com 40% de rejeição, é quase impossível se eleger¿, afirma o presidente daCNT, Clésio Andrade.

Pergunta feita aos 2 mil eleitores consultados sobre qual candidato votariam em caso de desistênciadofavorito aponta queMarina Silva lidera como segunda opção de 22,4% dos eleitores, à frente de Serra, com 17,8%, e de Dilma, com 16,8%. A pesquisa mostra também que, apesar dos ataques dos adversários, a avaliação do governo Lula cresceu e atingiu recorde histórico. Entre os consultados, 78,4% consideram a gestão do presidente positiva.Em agosto, o índice era de 77,5%.