Título: Ministério Público vai investigar tesoureiro
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Valor Econômico, 05/07/2006, Política, p. A7

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirmou ontem que não há possibilidade de o partido afastar o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, da tesouraria da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição.

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar a origem dos recursos utilizados pelo prefeito de Diadema para pagar uma multa no valor de R$ 183 mil, referente a uma ação civil pública em que Filippi foi condenado por ceder outdoors da prefeitura para propaganda da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante o processo de execução, a Justiça verificou que o prefeito não tinha patrimônio suficiente para saldar o pagamento.

"Filippi tem prestado todas as informações antes de o partido pedir. É bastante estranho que surja um documento [inquérito] como este logo depois do anúncio da possibilidade dele ser o tesoureiro da campanha. Assim como nós respeitamos a autonomia do Ministério Público, nós não somos obrigados a acreditar que todos os procuradores agem no estrito interesse público", atacou Berzoini. "O fato de uma pessoa responder a um inquérito ou a um pedido de informações não significa que haja restrição à sua atuação", completou.

Segundo o presidente do PT, o partido não vai utilizar casos como esse, sem julgamento, para prejudicar outras campanhas. "Conhecendo a trajetória do Filippi, ele nunca aceitaria esta função se tivesse qualquer dúvida sobre os elementos que podem colocá-lo em situação de constrangimento". Berzoini disse ter consciência de que o fato será explorado pela oposição para prejudicar a campanha do presidente Lula. "A oposição usa até aquilo que não existe. Se a gente ficar preocupado com isso, a gente não faz campanha".

Em nota oficial, Filippi Jr. afirmou que só irá manifestar-se publicamente sobre o tema depois de responder ao questionamento do Ministério Público.