Título: Campanha oficial de Lula começa dia 13 em S.Bernardo
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Valor Econômico, 05/07/2006, Política, p. A7

O primeiro evento de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está definido: será um jantar, no dia 13 de julho, em São Bernardo do Campo. Depois da viagem de Lula a São Petersburgo (Rússia), que acontece entre os dias 14 e 17, o presidente entra definitivamente na corrida eleitoral e terá eventos todos os fins de semana. "Queremos aproveitar também algumas brechas na agenda do presidente durante a semana. Mas temos que ver se isso será possível", disse o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP).

Berzoini reuniu-se ontem com o comando de campanha, junto com o marqueteiro João Santana e o presidente do PCdoB, Renato Rabelo. O petista confirmou que na próxima semana deve ser apresentada ao presidente o programa de campanha, já incorporadas as sugestões dos aliados - PCdoB e PRB. "Vamos acrescentar, então, as sugestões do presidente Lula. Evidentemente, ele estará de acordo com 90%, 95% do texto a ser elaborado por nós", prevê Berzoini. A intenção é anunciar oficialmente o programa na segunda quinzena de julho, em mais um evento de campanha, desta vez em Brasília.

De acordo com o presidente do PT, o texto programático vai conter muito do que foi feito pelo governo nos últimos quatro anos e uma projeção do que se espera num eventual segundo mandato. No campo econômico, devem constar a defesa da responsabilidade fiscal, a preocupação com a manutenção da inflação sob controle, o equilíbrio nas contas externas e da relação dívida/PIB. "Existe uma janela no país para crescer com sustentabilidade econômica. É nesse rumo que vamos apostar", confirmou . Berzoini nega a possibilidade de divergências entre Lula e o PT. "Todas as posição do partido, anunciadas até o momento, são opiniões do PT. O programa de campanha e um eventual programa de governo será fruto das discussões do PT com os aliados e com o próprio governo". desconversou Berzoini.

Segundo o petista, o marqueteiro João Santana vem trabalhando ativamente na estratégia de campanha. A intenção é, cada vez mais, marcar a imagem de Lula como um presidente do povo. "Queremos mostrar tudo o que foi feito nos últimos três anos e meio, como a geração de empregos, a diminuição da informalidade e o aumento no nível das exportações". Para Berzoini, muitos eleitores que conduziram Fernando Henrique Cardoso a seu segundo mandato, em 1998, votavam pouco convencidos de sua decisão. "Hoje não. Os eleitores de Lula têm esperança no futuro, ancorados no que já foi feito no país no passado recente".

Berzoini nega, no entanto, que a campanha de Lula será populista. Rebate também as interpretações de recente discurso do presidente, segundo o qual é mais fácil "governar para os pobres, porque eles não reclamam". O petista defende Lula, afirmando que, na verdade, o que ele queria dizer é que muitas categorias acabam levando vantagem por terem mais poder de pressão para defender seus interesses. "Não vamos fazer campanha segmentada, nosso discurso será para todo os brasileiros. Até porque interessa a todo mundo o aumento da inclusão social em nosso país".