Título: Ásia cresce com tecnologia e qualidade
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 31/07/2006, Empresas, p. B5

Enquanto os norte-americanos preocupam-se em criar um "estilo de vida" para posicionar suas marcas, os asiáticos concentraram-se na equação qualidade e produtividade e o resultado é que hoje as marcas vindas particularmente do Japão e da Coréia do Sul conquistam posições entre as mais valorizadas do mundo. "As marcas asiáticas também se destacam pelo foco na tecnologia de ponta e isso, no mundo atual, tem peso enorme junto ao consumidor final", afirma Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand no Brasil.

No ranking elaborado pela Interbrand com as 100 marcas mais valiosas de 2006, 52 são norte-americanas e 11 são asiáticas. No levantamento de 2001, os Estados Unidos tinham as 64 marcas mais valiosas do mundo enquanto Japão e Coréia tinham apenas sete.

O foco dos asiáticos na competitividade industrial explica esse avanço. "Eles conseguem fazer produtos melhores com preços mais atraentes e, ao longo do tempo, esse conceito se transferiu para a marca. Daí a valorização cada vez maior", avalia ele, lembrando que, logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão era conhecido no mercado pela baixa qualidade de seus produtos. "E há pouco tempo, a Coréia tinha produtos conhecidos como baratos, mas de baixa qualidade". A reversão desse quadro se deu, diz Pinedo, com a melhora da produtividade e pela busca de qualidade. "Recentemente os asiáticos passaram a fazer um trabalho forte de marketing".

Já as marcas européias continuam fiéis ao seu apelo "tradicionalista", segundo o executivo. "As marcas européias têm maior compromisso com a eternidade", resume Pinedo. (ES)