Título: Em conversa pessoal gravada, Bush questiona proposta de cessar-fogo
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/07/2006, Internacional, p. A9

Um microfone captou uma conversa pessoal ontem entre o presidente americano, George Bush, e o premiê britânico, Tony Blair, na cúpula do G-8, na Rússia. No diálogo, Blair cita a dificuldade de avançar nas negociações comerciais, possivelmente da OMC. E Bush mostra divergir da proposta do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, de enviar uma força de paz ao Líbano.

Leia abaixo a transcrição feita pela Sky News e a AFX News:

Bush: [falando a outros líderes não identificados] Eu não vou falar tanto como os outros. Alguns desses caras falam demais. Tenho que ir pra casa. Tenho uma coisa pra fazer esta noite. E vocês? Vocês também, perto de casa, vocês não vão levar muito tempo pra chegar em casa... Vocês, oito horas. Eu também. A Rússia é um país grande...

Bush: Sim, Blair, que é que você está fazendo? Está indo embora?

Blair: Não, ainda não. Sobre essa coisa de comércio...

Bush: Eu só queria ver algum movimento. Ontem eu não vi muito movimento.

Blair: Pode ser que isso seja impossível...

Bush: Obrigado pelo suéter. Foi supergentil de sua parte. Sei que foi você mesmo que escolheu.

Blair: Ah, sem dúvida!

Bush: Qual é a do Kofi Annan? Eu não estou gostando da seqüência disso. A atitude dele é basicamente: cessar-fogo e todo o resto acontece [no sentido de se resolve automaticamente].

Blair: Eu acho que o que é realmente difícil é que não conseguiremos fazer isso cessar se não conseguirmos um acordo sobre uma presença internacional.

Bush: Ela está indo. Eu acho que Condi (a secretária de Estado Condoleezza Rice) está indo logo.

Blair: Bem, o importante mesmo é isso. Veja, vai levar algum tempo para chegar lá. Mas pelo menos vai dar às pessoas...

Bush: É um processo, eu concordo. Eu contei a ela sobre a sua proposta também.

Blair: Bem, é apenas... ou se ela necessitar como que de um terreno preparado. Veja, se ela for a público ela tem de ter sucesso, ao passo que eu posso simplesmente ir a público e falar.

Bush: Sabe, a ironia é que eles precisam fazer isso para fazer com que a Síria faça o Hezbollah parar com essa merda e tudo termine.

Blair: Porque eu acho que isso tudo faz parte da mesma coisa. O que é que ele acha? Ele [possivelmente referindo-se a Kofi Annan, secretário-geral da ONU] acha que se o [a crise no] Líbano terminar bem, se ele conseguir uma solução com os israelenses e os palestinos, o Iraque irá no caminho certo, e ele conseguiu fazer isso. É disso que se trata essa coisa toda. É a mesma coisa com o Irã.

Bush: Eu penso [ou pensei] em dizer a Kofi para telefonar para Assad e fazer alguma coisa acontecer. Nós não culpamos Israel e não culpamos o governo libanês.