Título: Patente leva Honda à Justiça contra Sundown
Autor: Marli Lima e Marli Olmos
Fonte: Valor Econômico, 18/07/2006, Empresas &, p. B9

Uma suposta cópia do guarda-volumes em motocicleta levou a Honda a mover uma ação na Justiça contra a Sundown por uso indevido de patente. A Sundown recebeu ontem uma carta precatória e tem 15 dias para responder.

No final do ano passado, a Honda informou à matriz, no Japão, que o guarda-volumes do modelo Sundown WEB C100, uma moto de baixa cilindrada fabricada pela empresa brasileira era igual ao da Honda Biz, uma das motos mais vendidas no país. Trata-se de um espaço sob o assento muito utilizado para guardar o capacete.

A Honda Motor Company, detentora da patente, entrou com a ação na Justiça do Brasil e no início do mês obteve, em primeira instância, tutela antecipada concedida pela 2ª Vara Empresarial, de Falências e Concordatas do Rio de Janeiro. A decisão judicial impõe a abstenção de fabricação, uso, exibição, venda e colocação à venda das motocicletas Sundown WEB C100. A Sundown informou que tomará uma decisão dentro do prazo legal de 15 dias.

"A Honda investe muito no desenvolvimento de soluções e patentes como essa", afirma o vice-presidente da Honda no Brasil, Kazuo Nozawa. Segundo o executivo, esta é a primeira vez que a empresa se depara com o problema no Brasil. Já houve outros casos em outros países e, segundo Nozawa, a matriz tem um trabalho de acompanhamento constante em todo o mundo para detectar possíveis violações.

A Honda mantém há anos distância dos demais concorrentes no mercado brasileiro de motocicletas. No primeiro semestre, ficou com 81,8% das vendas. A fatia da Sundown foi de 4,3%. (ML e MO)