Título: Nova sobrevida para Mercedes em MG
Autor: Marli Lima e Marli Olmos
Fonte: Valor Econômico, 18/07/2006, Empresas &, p. B9

O grupo DaimlerChrysler conseguiu mais um tempo de sobrevida para a fábrica de carros Mercedes-Benz de Juiz de Fora (MG). No lugar da montagem do sedã Classe C entrará a linha do C-Class Sports Coupé, outro luxuoso, da mesma família e também destinado à exportação. A necessidade de buscar uma alternativa para manter a fábrica mineira surgiu depois que o grupo anunciou a decisão de concentrar toda a produção do Classe C na unidade alemã localizada de Sindelfingen a partir do próximo ano.

Foi assim que surgiu a idéia de concentrar agora, no Brasil, toda a montagem do Coupé a partir do primeiro trimestre de 2007. A filial brasileira da DaimlerChrysler informa que este veículo terá uma parte das peças compradas no Brasil, mas não informou qual será o conteúdo local.

Trata-se de um avanço em relação à linha do Classe C, que é totalmente feito com peças trazidas da Europa. Todos os sedãs feitos hoje em Juiz de Fora seguem para o mercado dos Estados Unidos. Já o Coupé será vendido no continente Europeu. Assim, a Europa exportará a maior parte das peças do veículo para depois importá-lo acabado.

A expectativa, de acordo com o sindicato, mas ainda não confirmada pela indústria, é de que sejam fabricados 35 mil veículos por ano na unidade mineira. O modelo será fabricado por um período mínimo de cinco anos.

O anúncio da transferência da produção do Sports Coupé para Juiz de Fora foi um alívio para os 1.067 operários da fábrica. Eles corriam o risco de ficar sem emprego a partir de março de 2007, quando vence o acordo de estabilidade acertado com a direção da montadora na Alemanha.

"Graças a Deus conseguimos trazer esse carro para cá", comemorou ontem Henrique Almeida, operário do setor de montagem de motores e diretor do sindicato dos metalúrgicos de Juiz de Fora.

Além da manutenção dos empregos, o sindicalista diz que a montadora alemã deverá contratar entre 500 e 800 funcionários. Almeida foi um dos operários que participaram das negociações na Alemanha.

A unidade de Juiz de Fora tem capacidade instalada para produzir até 70 mil unidades por ano do Classe A, que deixou de ser fabricado em agosto do ano passado.

Nos próximos dias, a direção da empresa deverá apresentar detalhes do projeto para o governo de Minas Gerais. "Foi uma notícia que nos trouxe tranqüilidade", comentou ontem o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer. O secretário disse que aguarda a chegada do presidente da DaimlerChrysler no Brasil, Gero Herrmann, que foi à Alemanha negociar o novo projeto.

Segundo Brumer, não há pendências no contrato assinado entre a empresa e o Estado para a instalação da unidade em 1999. Se quisessem, os alemães poderiam simplesmente fechar a fábrica.