Título: Pão de Açúcar e Telemar vencem quarta edição do Prêmio Valor Social
Autor: Raquel Salgado
Fonte: Valor Econômico, 14/12/2004, Brasil, p. A2

O Prêmio Valor Social premiou ontem 10 empresas que são exemplos de que é possível conciliar gestão administrativa eficiente com engajamento social, gerando bons frutos tanto para os negócios da empresa quanto para a comunidade e o meio ambiente. A preocupação com múltiplos aspectos da responsabilidade social - meio ambiente, respeito ao consumidor, ambiente de trabalho e relações com a comunidade - deram ao Grupo Pão de Açúcar o Grande Prêmio, segundo a votação do júri popular. Para os especialistas, a Telemig foi a ganhadora. A rede de supermercados Pão de Açúcar contrata pessoas com dificuldades para se inserir no mercado de trabalho como idosos, jovens, deficientes e donas-de-casa. Já a operadora de telefonia celular Telemig atua na conservação do meio ambiente e na proteção dos direitos das crianças. A solenidade de premiação, realizada no Centro Brasileiro Britânico, teve a presença de Maria Lúcia Alckmin, primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade de São Paulo. Para Hugo Bethlem, diretor-executivo das unidades Sendas e CompreBem do Grupo Pão de Açúcar, engajar-se em projetos de responsabilidade social é uma forma de retornar à comunidade o que empresa conquistou ao atender 500 milhões de clientes por ano. "A responsabilidade social está no DNA da companhia", diz. Ricardo Grau, presidente da Telemig, afirmou que a empresa nunca cogitou cortes nos investimentos nas áreas esportiva, cultural e social, em troca de melhores resultados. "Quando entramos nesse projeto, visamos a uma ação de longo prazo", disse. Ele lembra que a marca Telemig já está associada aos projetos sociais. "Abrir mão deles seria deixar um buraco em nossa imagem". Os investimentos em um centro universitário de ensino, no qual os trabalhadores podem aprimorar conhecimentos e habilidades, rendeu à Softway o prêmio na categoria "Qualidade do Trabalho". A preocupação com a comunidade, traduzida pela Avon em campanha de prevenção do câncer de mama, e pela Alphaville em um programa de educação e geração de renda junto à população carente de Curitiba, deram às duas empresas o prêmio na categoria "Relações com a Comunidade". A Avon foi premiada pelo voto popular, enquanto a empresa de urbanismo Alphaville foi escolhida pelos especialistas. Foto: Carol Carquejeiro/ Valor

Bethlem, do Pão de Açúcar, discursa ao ser premiado pela primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin, no Prêmio Valor Social

A consciência ambiental da Natura, que só utiliza papel reciclado nas sacolas que envia para suas consultoras, levou o público a premiá-la na categoria "Respeito ao meio-ambiente". A cooperativa paranaense Cocamar, que recicla embalagens PET, levou o prêmio do júri. Para Suzana Arbex, gerente de comunicação da Natura, a preocupação com o meio-ambiente está incorporada ao dia-a-dia dos funcionários. "Nossos projetos já nascem com essa preocupação, desde o produto até a embalagem", diz. A Mundo Verde e o Projeto Terra mostraram que não são só os grandes que podem ter saúde financeira e contribuir para o desenvolvimento social. A primeira foi premiada pelo voto popular e pela segunda vez consecutiva na categoria "Pequenas e micro empresas". O Projeto Terra foi escolhido por especialistas. Em "Respeito ao consumidor", o público escolheu a DPaschoal, que vende pneus e autopeças. O Valor Social contou com mais de 9,5 mil votos do público, por meio da internet e das cédulas distribuídas no jornal. O voto especializado ficou a cargo de júri com 29 profissionais.