Título: Luta por direção divide PT em SP
Autor: Agostine,Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 18/11/2011, Política, p. A7

O primeiro desafio do ministro da Educação, Fernando Haddad, na disputa pela Prefeitura de São Paulo será resolver o conflito no PT sobre quem será o coordenador da campanha municipal petista. Amanhã, o partido vai oficializar a candidatura do ministro.

O grupo que participou da pré-campanha de Haddad quer manter o deputado federal Vicente Cândido à frente das articulações políticas, mas vereadores defendem o nome do presidente municipal do PT, vereador Antonio Donato. O impasse deve marcar a reunião da executiva municipal, na noite de hoje.

Segundo um dos articuladores da pré-campanha de Haddad, a disputa interna tem acirrado os ânimos de petistas. "Donato terá papel de destaque, mas o Vicente Cândido fez as articulações até agora. Não é justo tirá-lo do comando", comentou esse petista. Donato, no entanto, deu um recado: "Não existe mais coordenação da [pré] campanha. O que existe é a direção municipal", disse.

Amanhã, o PT municipal deve fazer um ato pró-Haddad, com parlamentares e dirigentes. A senadora Marta Suplicy - que desistiu de desafiar Haddad, apadrinhado pelo ex-presidente Lula - não deve participar, segundo Donato. No mesmo dia, o ministro buscará apoio de sindicalistas. A expectativa é que Haddad reforce sua campanha em janeiro, quando deve deixar o ministério.