Título: Vicente Cândido libera bebida na Copa
Autor: Martins,Daniela
Fonte: Valor Econômico, 07/12/2011, Política, p. A8

O parecer do deputado Vicente Cândido (PT-SP), sobre a Lei Geral da Copa, mudou o texto enviado pelo governo para normatizar as atividades durante a Copa do Mundo de 2014. O petista incluiu em seu relatório a possibilidade da venda de bebida alcóolica nos estádios já a partir da sanção da lei. Isso porque o parecer altera o Estatuto do Torcedor e inclui a possibilidade de venda de álcool eventos esportivos no país, como os campeonatos de futebol nacionais e regionais. "Eu já era autor de lei lá em São Paulo com essa natureza. Eu acho hipocrisia, acho absurdo [a proibição da venda de bebida alcoólica]", afirmou Cândido.

O parecer também prevê a liberação da venda de álcool dentro dos estádios na Copa. "A venda e consumo de bebidas, em especial as alcoólicas, nos eventos, são admitidos exclusivamente em bares, restaurantes ou estabelecimentos similares em funcionamento nos locais dos eventos", diz o parecer.

Cândido já havia sinalizado, nas últimas semanas, que faria essa permissão no texto. Segundo o parlamentar, haverá ainda discussão para esclarecer, no projeto, se será possível consumir bebida alcoólica também nas arquibancadas, como é a vontade da Federação Internacional de Futebol (Fifa). "Está em debate ainda", arrematou. O deputado espera que durante esta semana este ponto do texto seja fechado.

A proposta enviada pelo Executivo afirmava, somente, que a União garantiria à Fifa e às pessoas por ela indicadas a "autorização para, com exclusividade, divulgar suas marcas, distribuir, vender, dar publicidade ou realizar propaganda de produtos e serviços [...] nos locais oficiais de competição, nas suas imediações e principais vias de acesso". Ciente das dificuldades em aprovar a liberação da venda de bebidas alcoólicas na Copa e no Estatuto do Torcedor, Cândido reconhece vai priorizar a liberação em 2014, visando a realização dos jogos. "Eu acho que nós vamos aprovar por maioria, não vai ter consenso. Eu vou trabalhar dois planos: o plano de resolver a Copa e o plano de resolver a Copa e a lei recorrente", disse.

O parecer também incluiu cotas de ingressos da categoria mais barata, com 300 mil bilhetes. O texto aponta que pessoas com mais de 60 anos e estudantes terão direito a 50% dos ingressos da "categoria 4", que, segundo a Fifa, devem custar em torno de US$ 25. A outra metade dos ingressos vai para índios e grupos de baixa renda que participam de programas assistenciais, como era a vontade do governo.

Por outro lado, o texto veda as gratuidades e descontos em ingresso. Com isso, a meia-entrada para estudantes, autorizada em legislações estaduais, e para idosos, como previsto no Estatuto do Idoso, não valerão durante a Copa. Além disso, o relatório autoriza o uso de aeroportos militares por aeronaves civis durante a realização do megaevento esportivo por meio de convênio.

Os deputados da Comissão Especial que trata de Lei Geral pediram vista coletiva ao texto na sessão de ontem. Com isso, a votação da proposta fica para a semana que vem.