Título: Serra vê operação abafa
Autor: Silveira, Igor; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 03/09/2010, Política, p. 3

Em vários eventos públicos durante o dia, os presidenciáveis José Serra (PSDB) eMarina Silva se posicionaram em relação ao episódio da Receita Federal. Serra afirmou que a Receita sofre de aparelhamento e que tem sido prejudicada e desprestigiada por arapongas do PT. Para ele, o governo está comandando uma operação abafa para que nenhuma investigação seja levada adiante. A Receita, na verdade, está sendo prejudicada pela ação de arapongas do PT que procuraminstrumentalizar órgãos do governo com vistas a suas propostas eleitorais, disse.

Marina Silva, por sua vez, iniciou uma campanha na internet contra o silêncio do ministro da Fazenda, GuidoMantega. Num episódio como esse, ele tem que dar explicações, disse.Marina também criticou a postura de Serra. Segundo ela, o candidato tucano está se vitimizando. A atitude de Serra é condenável, ressaltou, em entrevista em São Paulo. A sociedade está vulnerável e merece explicações do ministro e a punição enérgica em relação a esse caso, completou.

Dilma Rousseff, por sua vez, nega qualquer participação de sua campanha no episódio e atribui o barulho a umdesespero do rival tucano, que estaria tentando ganhar notapetão.

Farc Tanto José Serra quantoMarina Silva se encontraram ontem com o presidente eleito da Colômbia, JuanManuel Santos,um dia depois de o chefe de Estado receberDilmaRousseff.Enquanto o tucano aproveitou para alfinetar a relação doPTcomas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc),Marina preferiu não entrar na polêmica. A política externa brasileira, devido à ideologia ou às ligações políticas do partido do governo, acaba sendo inadequada para a defesa dos interesses nacionais no caso da cocaína. Não é uma política de estado, mas uma política de partido, criticou Serra