Título: PF investiga crise na Receita
Autor: Silveira, Igor; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 03/09/2010, Política, p. 3

Segundo o ministro da Justiça, o presidente Lula determinou que o órgão puna quem estiver envolvido na quebra de sigilo de aliados do PSDB e da filha de José Serra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a Polícia Federal centralize as investigações envolvendo denúncias de quebra de sigilo fiscal de aliados e da filha do candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra. Segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, Lula se mostrou firme, pediu celeridade e apuração irrestrita dos fatos. O presidente determinou que a Polícia Federal assuma a totalidade das investigações para punir seja quemfor, doaemquemdoer, informouo ministro da Justiça.

Barreto negou que a centralização da apuração tenha sidointervenção de Lula e alegou que parte da investigação que caberia àReceita Federal só saiu dasmãos do órgão porque a secretaria não tem competência para promover quebra de sigilo. O ministro também afirmou que emmuitos casos o conteúdo das investigações não deve ser revelado.

Em meio ao fogo cruzado eleitoral envolvendo PSDB e PT, o governo tenta dissipar a instabilidade que paira sobre a Receita. Apesar de toda a polêmica, o ministro da Fazenda, GuidoMantega, garantiu, ontem, a permanência do secretário-geral do órgão,Otacílio Cartaxo.Mantega afirmou que não cogita exonerarCartaxo.

Enquanto o governo mantém o discurso de que os fatos serão apurados rigorosamente, mesmo com a revelação de que a Receita estava ciente dos problemas desde 20 de agosto, os comandos das campanhas para o Palácio do Planalto continuam trocando tiros com munições de grosso calibre.

O secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo, anunciou que a legenda vai entrar com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra José Serra.Aação é com base no artigo nº 323 do Código Eleitoral, que considera crime eleitoral o ato de imputar a alguém ou a algum partidoumfato que se sabe não ter cometido pelo outro para tirar vantagens eleitorais, explicouCardoso.

Opetista ressaltou que o partido ingressará, ainda, na Justiça Federal contra Serra por danos morais. Essa será a quinta ação nessa instância contra o tucano.

A ofensiva do PT espirrou também no presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Cardozo avisou que ele será acionado na Procuradoria-Geral da República por ser parlamentar, Guerra tem foro privilegiado para que o órgão apure a suposta prática de crimes contra a honra.

É inaceitável que, sem qualquer prova ou indício, se diga que nós somos responsáveis pela quebra de sigilo de dados da filha do nosso oponente ou de outras pessoas, resumiu o secretário-geral do PT.No fim da tarde, o corregedor eleitoral do TSE, ministro Aldir Passarinho Junior, arquivou o pedido da coligação de Serra que pedia a cassação do registro de candidatura deDilma Rousseff.

Perícia A Polícia Federal recolheu, ontem, os computadores dos suspeitos de envolvimento no vazamento de dados da Receita Federal.

As máquinas dos servidores que tiveram senhas e terminais usados no acesso às declarações de pessoas próximas a José Serra serão periciadas. O primeiro computador investigado é o da servidora Adeildda Ferreira, da Delegacia deMauá, em São Paulo.

A PF também pediu a quebra dos sigilos telefônico, bancário e fiscal de Adeildda.