Título: Lula e Dilma reúnem-se por quatro horas em SP
Autor: Cunto, Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 07/12/2011, Política, p. A10

Em meio a uma nova onda de denúncias, que, agora, têm como alvo o ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, a presidente Dilma Rousseff e o seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, reuniram-se ontem em São Paulo. O encontro não foi divulgado nem pela Secretaria de Comunicação da Presidência nem pela assessoria do Instituto Lula sob o argumento de que tratava-se de uma reunião privada. A conversa, que durou quatro horas - das 15h50 às 19h50 -, só veio a público depois que a imprensa chegou ao hotel onde estavam.

Os dois saíram sem falar com a imprensa, mas o ex-presidente falou rapidamente aos jornalistas que o aguardavam no saguão do hotel. "Estou desencarnando ainda", afirmou, referindo-se a uma declaração feita no início deste ano, de que ficaria longe dos assuntos do governo para poder "desencarnar" do cargo.

Durante a crise que derrubou o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci (PT), suspeito de enriquecimento ilícito, Lula viajou à Brasília para ajudar a presidente. A conversa de ontem ocorreu dois dias depois da demissão do ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT) e em meio às denúncias contra Fernando Pimentel. Os ministros do Desenvolvimento, da Fazenda, Guido Mantega, e da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, também estiveram no hotel, embora as assessorias não confirmem que tenham participado da reunião com Lula e Dilma.

A presidente veio a São Paulo para participar de cerimônia da revista "IstoÉ", que aconteceu na noite de ontem. A sua chegada à capital paulista no início da tarde, entretanto, levou à especulação - mais tarde confirmada - de que visitaria Lula.

Foi o terceiro encontro dos dois desde a descoberta do câncer na laringe do ex-presidente, no fim de outubro. Os médicos de Lula dizem que a presidente, que também passou por um tratamento de câncer recentemente, liga todos os dias para saber como está o antecessor.

Pela manhã, em Brasília, a presidente fez um afago no ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a entrega do 25º Prêmio Jovem Cientista, no Palácio do Planalto. O ministro é o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.

Em seu discurso, a presidente disse que Haddad "é um dos líderes da renovação da questão educacional no país". "Sem ele, nós não teríamos a possibilidade de construir esse projeto de transformar esta década na década em que o governo vai se preocupar estrategicamente com a questão da ciência e da tecnologia", completou. Dilma destacou que Haddad e seu ministério atuam na qualificação da educação no país o que, segundo ela, é a base da valorização da produção científica.