Título: Humoristas comemoram
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 03/09/2010, Política, p. 4

Humoristas de todo o Brasil comemoraram a decisão do STF favorável à classe no início da noite de ontem. Depois da liminar concedida pelo ministro Carlos Ayres Britto, na semana passada, os comediantes estavam na expectativa pela sentença definitiva.

Fábio Porchat, um dos idealizadores da passeata pela liberação das sátiras a políticos que reuniu cerca de mil pessoas no Rio de Janeiro,em22 de agosto, vibrava a cada voto pela rede de microblog Twitter. Na terça-feira, ele se reuniu em Brasília para umencontro com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que também apoia a causa. Pronto, agora está liberado mesmo: dispositivos da Lei Eleitoral são suspensos por maioria de votos, escreveu, minutos antes de subir ao palco para uma apresentação.

Mônica Iozzi, integrante do humorístico Custe o que Custar (CQC), da TV Bandeirantes, está sempre em Brasília para matérias com parlamentares no Congresso Nacional. De acordo com ela, a decisão ajuda a fazer entrevistas melhores, sem precisar ter tanta preocupação em violar regras.

Só temos o que comemorar.

Todos os países democráticos, atualmente, gozam de uma liberdade maravilhosa. Nos Estados Unidos, os candidatos à Presidência da República participam, voluntariamente, de quadros em programas humorísticos.

O humor ajuda no processo democrático. Ao contrário do que muitos pensam, não somos apenas nós, humoristas, os beneficiados pela decisão do STF.

O país inteiro sai ganhando, avalia Mônica.

Welder Rodrigues, ator da companhia de comédia OsMelhores doMundo e representante do humor brasiliense, ressaltou a importância da mobilização popular.

Ele lembrou que, assim como a Lei da Ficha Lima, a discussão sobre o humor e a política teve grande visibilidade por causa do apelo popular. É maravilhoso porque são movimentos sociais apartidários, comemora. Humor também é uma maneira de informar.Muitas vezes, fazemos piadas e percebemos que as pessoas não riem porque não estão informadas sobre assuntos importantes, finaliza.

Humor também é uma maneira de informar Welder Rodrigues, ator