Título: Tráfego na América Latina cresce 10,6% em setembro
Autor: Komatsu ,Alberto
Fonte: Valor Econômico, 01/11/2011, Empresas, p. B9

O tráfego aéreo de passageiros na América Latina apresentou o melhor resultado global em setembro, com expansão de 10,6% na comparação anual. Nos nove primeiros meses do ano, é o sexto mês que o mercado latino-americano tem a melhor taxa de desempenho. De janeiro a setembro, a região acumula crescimento de 10,9%, a maior taxa entre as seis regiões analisadas pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).

A Iata, por meio de nota, informa que o desempenho da América Latina foi sustentado por "robustas condições econômicas". A oferta de assentos na região, em setembro, também foi a maior, com taxa de 10,6% ante igual mês de 2010.

No mundo, o transporte aéreo de passageiros teve crescimento de 5,6% em setembro, em comparação com igual mês de 2010. Diante de agosto, a expansão foi de um ponto percentual. De janeiro a setembro, a indústria aérea global acumula alta de 7,5% na demanda de passageiros, em relação ao mesmo período de 2010.

Apesar do bom desempenho, a Iata mantém seu alerta de sinais de desaquecimento no transporte de cargas, que deve ter reflexos no fluxo de passageiros até o fim do ano. Em geral, o envio de remessas reflete antes do transporte de passageiros sinais de aquecimento ou desaceleração.

"O vigor na demanda por voos de passageiros, em setembro, foi uma agradável surpresa", afirmou o diretor-geral da Iata, Tony Tyler. "A demanda por transporte aéreo de carga teve queda pelo quinto mês consecutivo e essa tendência está em linha com as reduções de negócios e da confiança do consumidor. Nós ainda esperamos um enfraquecimento geral no fluxo de passageiros até o fim do ano", acrescentou o executivo.

O transporte aéreo global de cargas, segundo a Iata, teve retração de 2,7% em setembro, na comparação anual. Na comparação com o recuo de 2,4% do mês anterior, a redução foi de 0,3 ponto percentual.

No Brasil, o maior mercado de transporte aéreo da América Latina, o fluxo de passageiros em voos domésticos teve crescimento de 9% em setembro, ante igual período do ano passado. Foi o vigésimo oitavo mês consecutivo de expansão, mas a menor taxa mensal desde maio de 2009. Segundo especialistas, esse resultado mostra sinais de desaceleração no tráfego de passageiros. No ano, a demanda acumula crescimento de 18,5%.

O Ministério do Turismo do Brasil divulgou ontem a expectativa de o país bater recordes de desembarques de voos domésticos e internacionais, entrada de turistas estrangeiros e geração de divisas no país. O ministério informou que fez revisões com os números registrados até setembro., acrescentando que o desempenho de 2011 deverá superar o de 2003, quando a pasta foi criada.

Conforme a revisão, este ano o país deverá registrar 79 milhões de desembarques de voos domésticos, ante 68,2 milhões do ano passado. Os desembarques de voos internacionais, por sua vez, deverão se situar em 9 milhões, diante dos 7,9 milhões de 2010.

A geração de divisas deverá passar de US$ 5,9 bilhões, em 2010, para US$ 6,7 bilhões este ano. A presença total de turistas estrangeiros deverá ficar em 5,4 milhões, ante 5,1 milhões do ano passado e acima do recorde de 2005, de 5,3 milhões de turistas de fora do país.