Título: Mais gás para a campanha
Autor: Taffner, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 03/09/2010, Cidades, p. 35

Roriz admite que está perdendo votos e promete correr para reverter o prejuízo. Animado, Agnelo Queiroz diz que o resultado da pesqu isaéoreflexo do que ele está sentindo nas ruas

LUÍSA MEDEIROS » JULIANA BOECHAT

Apesar da guinada do candidatodoPT, AgneloQueiroz, na corrida eleitoral no DF, como revelou a pesquisa de opinião do Instituto CB Data publicada na edição de ontem do Correio, a maioria dos concorrentesdopetistadevemanter o mesmo ritmo da campanha rumoaoBuriti.Aummêsdas eleições, só o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), principal adversário de Agnelo, sinaliza mudar a estratégia na conquista dos votos. Agnelo aparece na liderança da pesquisa com 40% da preferência dos votos. Roriz vem emsegundo lugar, com 34%. Toninho do PSol e Eduardo Brandão (PV) têm 2% e 1%, respectivamente.

Animado, o candidato petista disse que o resultado da pesquisa corresponde ao que ele sente nas ruas. Sinto o crescimento e a receptividade da população que almeja uma mudança e umrompimento do modelo de gestão que está totalmente desgastado, afirmou.

Ontem, na hora do almoço, Agnelo caminhou com lideranças comunitárias na Estrutural. À tarde, visitou trabalhadores do Pró-DF e do Setor de Oficinas de Ceilândia. Ao conversar com dezenas de militantes na cidade, que é o maior colégio eleitoral do DF, ele agradeceu o empenho na conquista de votos e ressaltou o momento importante vivido pelo PT na campanha. Estamos na reta final. O nosso adversário desequilibrou com essa passada na frente dele. Vai fazer baixaria e apelar para coisas mentirosas, que é a tática dele.Vamos enfrentar com propostas e argumentos, recomendou à militância.

Numa reunião à noite com comerciantesdaCentraldeAbastecimento do DF (Ceasa), Roriz admitiu a queda na preferênciado eleitorado e disse que vai dar uma outra dinâmica à campanha.

Estamos reorganizando e dinamizando a campanha porque entendo que houve uma caída e o crescimento do adversário.

Mas ainda estou na frente. Não me conformo em ganhar por pouco. Quero ganhar no primeiro turno. Tenho certeza que o SupremoTribunal Federal (STF) vai dar o direito de dizer que sou candidato. E ameaçou: Se preparem, meus adversários!.

Desde a última quarta-feira, o candidato a governador pelo PV, Eduardo Brandão, resolveu desconsiderar Joaquim Roriz como candidato ao Buriti. Estamos disputando com um candidato que não é candidato. A população não sabe se ele está na disputa ou não, disse ao Correio. Dessa forma, Brandão acredita que parte dos eleitores de Roriz e os quase 30% de indecisos ainda podem transformar a eleição ao longo do próximo mês. Ele teve ontem reunião com a presidenciável do partido,Marina Silva.

Toninho do PSol tem esperanças de crescer na preferência do eleitorado no último mês antes da votação. Ele lembrou que, em 2006, tinha 1,2% das intenções dos eleitores e, quando as urnas foram conferidas, havia alcançado 4% dos votos. Vou continuar o meu trabalho.Meu papel é buscar a politização do debate. Não sou prisioneiro de pesquisas, afirmou.

Abriga continua

Senado pelo DEM, Alberto Fraga aparece em quarto lugar na pesquisa, com 10% de intenções de voto. Na frente dele estão os companheiros de Agnelo, Cristovam Buarque (PDT), com 49%, e Rodrigo Rollemberg (PSB), 31%. A outra aposta da Coligação Esperança Renovada, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), ficou em terceiro lugar, com 26%. Fraga, que é ex-secretário dos Transportes do DF, acredita que ainda não é possível reproduzir a realidade do eleitorado, já que 57%dos votantes ainda não fizeram suas opções para o Senado. Tenho vida pública e feitos. Quando a população ver quem é quem, as coisas começam a se definir, disse. Abadia não retornou as ligações do Correio na tarde de ontem. Cristovam e Rollemberg comemoraram os índices revelados pela pesquisa