Título: Fazenda deve revisar estimativa de alta do PIB para 3,8%
Autor: Villaverde,João
Fonte: Valor Econômico, 13/10/2011, Brasil, p. A3

O Ministério da Fazenda vai anunciar, em 15 dias, a redução da estimativa para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. O discurso oficial, como relatado pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, em depoimento na Câmara dos Deputados na terça-feira, é que a atual previsão, de 4%, será revista para "algo entre 3,5% e 4%".

O Valor apurou que a estimativa já está fechada: para o ministério, o avanço do PIB neste ano será de 3,8% em relação a 2010. A decisão oficial, no entanto, só será anunciada depois que o ministro Guido Mantega retornar da reunião do G-20, em Cannes, na França.

Será a terceira e última revisão na estimativa para o PIB que o Ministério da Fazenda realizará no ano. Em janeiro, a estimativa era de 5%. Em abril, foi revista para 4,5% e, em junho, para os 4% que permanecem até agora como previsão oficial. O resultado do PIB deste ano será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março de 2012.

"O resultado do PIB só será diferente de nossa estimativa revisada se for para cima", afirmou fonte do alto escalão da equipe econômica. "Avaliamos que o avanço do PIB será de 3,8%, mas pode surpreender, via consumo das famílias, e elevar o resultado para 3,9% ou mesmo 4%. Menos de 3,8% é muito difícil", disse.

Se confirmada a nova previsão da Fazenda, o avanço do PIB em 2011 terá sido o menor desde os 3,1% registrados em 2005 - excetuando-se a queda de 0,6% verificada em 2009, quando o país sofreu as consequências da crise econômica mundial. No fim de setembro, o Banco Central (BC) divulgou seu Relatório de Inflação, onde apresentou as projeções revisadas dos indicadores de atividade. Para o BC, o avanço do PIB neste ano será de 3,5%.

"O BC tem suas estimativas e nós temos as nossas. O PIB será de 3,5% a 4% neste ano", afirmou Barbosa na terça-feira, depois de defender, no plenário da Câmara dos Deputados, a renovação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) por mais quatro anos. "O próximo decreto (orçamentário), que sai em novembro, deve trazer essa revisão, para entre 3,5% e 4%", afirmou.

Para 2012, a estimativa da Fazenda continua em 5%. Essa é a previsão que o governo levou ao Congresso no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2012. No Plano Plurianual (PPA) mais recente, o governo da presidente Dilma Rousseff estima em 5% o avanço anual para o período entre 2012 e 2015. Ou seja, tanto a taxa de 3,8%, pela estimativa da Fazenda, quanto os 3,5% projetados pelo BC representam um ritmo de atividade muito inferior aquele desenhado pelo próprio governo para os próximos anos.

A estimativa de 3,8% para o PIB de 2011 será apresentada a Mantega na semana que vem. O ministro da Fazenda, então, levará a projeção final da pasta a Dilma, e só então a apresentará oficialmente, no início de novembro.