Título: Cabos eleitorais artísticos
Autor: Almeida, Daniela
Fonte: Correio Braziliense, 14/09/2010, Política, p. 3

Músicos, cineastas, fotógrafos e celebridades revelam apoio à candidatura de Marina Silva à Presidência da República

São Paulo Wagner Moura, Fernando Meirelles, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto, Arnaldo Antunes. A lista poderia ser a de convidados para uma premiação cultural, mas as celebridades, pra lá de acostumadas ao tapete vermelho, são na verdade apenas alguns dos cabos eleitorais que resolveram declarar abertamente apoio à candidatura de Marina Silva (PV) em um evento organizado ontem, na capital paulista.

Muitos aderiram há tempos à campanha verde e resolveram emprestar a credibilidade e o prestígio com milhares de fãs para tentar aumentar os índices que Marina tem registrado nas pesquisas a candidata alcançou 13% das intenções de votos no último Datafolha. É o caso do diretor de cinema Fernando Meirelles, consagrado nacional e internacionalmente com o filme Cidade de Deus e responsável mais recentemente pela filmagem do livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago.

Com participação mais afeita aos bastidores, Meirelles chegou a gravar um vídeo de apoio postado no site da campanha, mas conta que apenas ajudou a equipe de Marina a armar um esquema de produção (do programa eleitoral gratuito) e diz que não contribui ativamente. Nos bastidores, porém, os comentários são de que Meirelles é quase um consultor, que participa frequentemente com dicas e ideias para a campanha em geral.

A própria Marina chegou a citar em algumas ocasiões uma frase como sendo do cineasta. É como diz o Meirelles, preste atenção na Marina, afirmou a candidata ao ser questionada pela imprensa sobre seu desempenho nas pesquisas. Se tem receio de emprestar sua imagem a uma candidatura? Meirelles diz que não. Nunca apoiei um candidato abertamente assim, mas por conhecer bem a Marina, coloco as minhas duas mãos no fogo, as pernas e a cabeça. Não corro risco aí.

A lista de artistas e personalidades, contam os mais chegados, poderia ser bem maior não fossem as restrições impostas por redes de TV com as quais eles mantêm contrato. Entre os apoiadores não oficiais figuram nomes como os de Regina Casé, Maria Flor, Felipe Camargo, Gabriela Duarte, Pedro Paulo Rangel e Leandra Leal.

Talvez por isso não faltem cantores que declarem apoio à candidata nos programas de TV e em vídeos do site oficial. O ex-ministro da Cultura do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Gilberto Gil, é um dos que já apareceram no horário gratuito eleitoral pedindo votos para Marina. O companheiro da época tropicalista e amigo de Gil nos palcos Caetano Veloso também gravou participação dando sua bênção à candidata. Outra adesão importante foi a da irmã de Caetano, Maria Bethânia.

Engajado Mas não só de celebridades televisivas vive a campanha verde. Personalidades como o chef de cozinha Alex Atala e o fotógrafo Bob Wolfenson também estavam entre os que prestaram apoio à Marina no evento sediado ontem pelo badalado Studio SP, clube frequentado por artistas e conhecido por ajudar a lançar jovens talentos, como as cantoras Céu e Malu Magalhães. A ideia, segundo um dos sócios do lugar e candidato a deputado federal pelo PV-SP, Ale Youssef, foi juntar expoentes de diferentes áreas do mundo cultural em um só espaço. Queremos mostrar que temos um setor engajado, que é o da economia criativa, disse.

"Ela é da Silva. Ela é da selva. Ela é Marina. Vamos com ela "

Adriana Calcanhoto, artista

"Por conhecer bem a Marina, coloco as minhas duas mãos no fogo, as pernas e a cabeça. Não corro risco aí

Fernando Meireles, cineasta

Adriana, a militante

Ela é da Silva. Ela é da selva. Ela é Marina. Vamos com ela. Os versos são da cantora Adriana Calcanhoto. Desde o início engajada na campanha e militante do PV de carteirinha, Adriana ia gravar um vídeo de apoio a Marina e resolveu mostrar a música que tinha composto para a candidata à equipe da campanha.

Mais que prontamente os versos tinham ganhado ritmo de marchinha de Carnaval. Uma coreografia foi elaborada e ensaiada, um coro adicionado e, logo, tudo tomava corpo na forma de um vídeo, recentemente postado no YouTube.

A cantora, aliás, não se contenta em prestar apoio, ela milita ativamente. No perfil oficial de Adriana no microblog Twitter (http://twitter.com/lacalcanhotto), ela também manifestou adesão à campanha Ética no Planalto, Marina Silva Presidente #euvotomarina. Aos internautas mais aguerridos, chegou a defender a candidata e afrontar opiniões divergentes. Flavississima aguarda uma resposta? O que eu te posso dizer? Eu acredito na integridade da Marina, você não, é só isso, respondeu a uma internauta que questionava a candidatura de Marina.

Apoios oficiais a Marina

Adriana Calcanhoto A cantora, que estourou emplacando músicas como temas de personagens nas tramas globais, é filiada ao PV desde 2008. Foi uma das primeiras artistas a declarar apoio a Marina e chegou a fazer uma música para a candidata.

Fernando Meirelles Diretor de cinema consagrado internacionalmente, não apenas declarou apoio à candidatura verde como participa ativamente da campanha, dando dicas e sugestões de produção no programa eleitoral gratuito de TV de Marina.

Ale Yousseff Candidato a deputado federal pelo PV-SP, colunista político e dono do badalado reduto de artistas Studio SP, é um dos principais articuladores do apoio da classe à campanha.

Alex Atala O apresentador de televisão e chef de cozinha foi um dos organizadores do evento em apoio à Marina na capital paulista.

Hermano Vianna Antropólogo e autor dos livros O mistério do samba e O mundo funk carioca participou das diretrizes ligadas à cultura no programa de governo do PV.