Título: Quercistas da capital deixam o PMDB para aderir ao PSD de Kassab
Autor: Lima,Vandson
Fonte: Valor Econômico, 06/10/2011, Política, p. A10

As mudanças enfraquecem ainda mais o PMDB paulistano. A capital não é base eleitoral de nenhum dos dois deputados federais da bancada. Apenas dois dos cinco deputados estaduais pemedebistas têm base na capital. A Câmara Municipal ficará sem vereador do PMDB. "Não teremos um grande puxador de votos, como era o Goulart, mas vamos ter uma chapa consistente, com líderes religiosos, ex-subprefeitos e artistas", argumentou o deputado estadual Jorge Caruso (PMDB).

As saídas têm a ver com a pré-candidatura do deputado federal Gabriel Chalita, aposta do PMDB para a prefeitura em 2012. "Apoiei o Kassab em 2008 e seria muito ruim estar na oposição", afirma Goulart, que estava descontente no PMDB por ter sido excluído da comissão provisória do partido na cidade, presidida por Chalita, e perdido a vaga de suplente do senador Aloysio Nunes (PSDB) para o também pemedebista Airton Sandoval em 2010. "Estava muito isolado. Para fazer reunião tinha que botar um espelho na sala", diz.

A transferência se dá no momento em que o vice-presidente, Michel Temer, tenta reerguer o PMDB no Estado, ao patrocinar a ida de Chalita e do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ambos ex-PSB, para o partido.

No PSD, Goulart terá como colegas mais oito vereadores: cinco saídos do DEM, dois do PSDB e um do PSC, David Soares, que anuncia hoje a filiação. A legenda também conta com Marcos Cintra, ex-PR, que se licenciou para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico. "Foi muito sofrido assinar a desfiliação. O coração bateu acelerado. Tenho certeza de que a Alda está saindo com o mesmo sentimento", afirma.

A vice-prefeita comunicou sua saída ontem pela manhã. "Estávamos em reunião da executiva estadual e ela ligou para avisar. É uma pena, mas compreendemos as razões. Vamos apresentar propostas contrárias a um governo do qual ela faz parte", diz o presidente estadual do PMDB, deputado Baleia Rossi.

A vice conta que decidiu sair há 20 dias, depois de uma conversa ao telefone com Chalita. "Ele me disse que fará campanha de oposição e, se eleito, não fará gestão de continuidade. É meu dever defender este governo", observa. Alda considera como maior avanço da gestão Kassab a "mudança de comportamento cultural": "Teve a campanha do pedestre, lei Cidade Limpa, a criação de parques. Foi um governo pela conscientização".

Pelo interior, afiança Rossi, o número de defecções de quercistas foi nulo. "Não tem essa divisão entre quercistas e aliados do Temer", assegura. Em pelo menos um município, PSD e PMDB marcharão unidos em 2012. Com a migração da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, do DEM para o PSD, o PMDB pretende manter o vice Marinho Sampaio na chapa que concorrerá à reeleição.