Título: Visa quer reduzir o custo de emissão de seus cartões
Autor: Janes Rocha
Fonte: Valor Econômico, 16/12/2004, Finanças, p. C-3

A Visa do Brasil está analisando junto com o Bradesco e o Banco do Brasil, os dois maiores emissores de seus cartões, uma solução que reduza o custo de emissão de cartões de crédito e débito. O objetivo é acompanhar o movimento dos grandes bancos na direção das parcerias com as redes de varejo e das classes "C" e "D". "Estamos em um esforço com os bancos para desenvolver um modelo de cartão para a baixa renda", afirmou Eduardo Gentil, presidente da Visa. Segundo o executivo, o projeto ainda está em elaboração, mas até o final de janeiro próximo a Visa vai apresentar uma proposta mais detalhada para reduzir o custo de emissão, distribuição e processamento dos cartões, e não descarta participar em programas de "private label" já existentes em algumas dessas redes, colocando a bandeira Visa em cartões de marca própria. Com 100 milhões de unidades em circulação no país - 75 milhões de débito e 25 milhões de crédito -, a Visa encerra 2004 dona de metade do mercado brasileiro de cartões de crédito e de 60% dos cartões de débito. O volume financeiro de transações realizadas por meio dessa base nos terminais de venda totalizou R$ 72 bilhões, 30% acima do volume registrado em 2003. Segundo levantamento recente da Credicard, o faturamento do mercado de cartões de crédito deve atingir este ano R$ 100 bilhões, com crescimento de 20,9% comparado a 2003. Em entrevista ao Valor, Eduardo Gentil afirmou que para 2005 a estratégia da Visa será em três frentes: ampliar a ativação (uso pela primeira vez) e utilização mais freqüente dos plásticos já distribuídos; aumentar a base de cartões comerciais (voltados para empresas); e viabilizar o pagamento de contas de consumo na fatura do cartão. A operadora quer também trazer outros bancos para o grupo de 32 instituições emissoras de cartões Visa. O primeiro passo nessa direção acaba de ser dado com a assinatura de um acordo com a Caixa Econômica Federal, pelo qual serão emitidos 7 milhões de cartões de débito Visa Electron para os clientes do banco federal até o fim de 2005. A exemplo de sua principal concorrente, a MasterCard, a Visa também está de olho no mercado corporativo, de cartões de crédito para pagamento de despesas de empresas e compras governamentais. "O cartão comercial para empresas é a próxima onda de crescimento do mercado de cartões", avalia Gentil. O esforço de aumentar a ativação e uso dos cartões é, na verdade, uma preocupação já manifestada pelas principais operadoras e bancos emissores de cartões de crédito e débito. Segundo Gentil, o índice de ativação dos cartões de crédito Visa é "superior a 50%", mas o de débito é inferior a esse patamar. A oferta de pagamento de contas via cartão pode ajudar a ampliar o uso e ativação dos plásticos.