Título: Ficha Limpa, uma quase unanimidade
Autor: Iunes, Ivan
Fonte: Correio Braziliense, 22/09/2010, Política, p. 2

Pesquisa indica que 85% dos eleitores apoiam a legislação. Mesmo estudo mostra que quatro em cada dez entrevistados conhecem casos de troca de votos por favores pessoais

Lei da Ficha Limpa, que terá parte de sua aplicação julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante a tarde de hoje, é apoiada por 85% dos brasileiros. Os dados divulgados pela pesquisa Perfil do Eleitor do Ibope/Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostram ainda que o apoio à legislação é especialmente maior nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde 91% dizem concordar com a barração dos fichas sujas. Fiquei decepcionada com todos os políticos em que votei na eleição passada. Escolhi pelas propostas na televisão, mas nenhum cumpriu o que prometeu. Para eu escolher um candidato agora, ele vai ter que ser direito, cumprir o seu papel e o que prometeu, garante a dona de casa Cleonice Santiago, de 40 anos.

Moradora do Varjão, Cleonice reúne várias das características traçadas pela pesquisa Ibope/AMB. Assim como boa parte dos eleitores brasileiros, ela apoia a ficha limpa, não confia na classe política, acredita que são os políticos os principais beneficiados pela política e não sabe a quem recorrer para relatar irregularidades eleitorais. Pior, se por ventura topasse com um caso de compra de votos, silenciaria. Se ouvisse boatos sobre compra de votos, jamais denunciaria. Aqui, quanto mais ficar quieto melhor, até para não criar inimizade na vizinhança, justifica.

De acordo com o levantamento, 43% dos eleitores brasileiros conhecem algum caso de compra de votos, e 54% não denunciariam a irregularidade à Justiça Eleitoral. Para a AMB, a naturalização de um crime eleitoral é mais um indício da descrença da população na política, que poderia ficar ainda mais latente com uma possível derrubada da lei pela Justiça. Não podemos desconhecer que isso (uma derrubada da Ficha Limpa pelo STF) será uma frustração nacional. Ninguém aqui terá outro sentimento a não ser o de frustração, afirma o presidente da AMB, Mozart Valadares.

A entidade responsável pela pesquisa aponta que um dos dados mais preocupantes é o índice de pessoas que desconhecem a quem reclamar sobre possíveis irregularidades eleitorais, que chega a 14%. Uma das entidades responsáveis por acolher denúncias, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), coleciona casos que ilustram a criatividade dos políticos na hora de comprar votos. Para burlar a legislação, muitos contratam eleitores como cabos eleitorais somente para o dia do pleito. Como a boca de urna é proibida, a única função do bico é garantir votos para o candidato.

Fila de fotos Na hora de conferir quem cumpriu a promessa de voto, há políticos que exigem do eleitor que acerte qual foto, entre uma dezena de exemplares, aparece na urna no ato da votação. Já tivemos casos de orientadoras pedagógicas autorizarem que alunos da rede pública fossem a um clube, com transporte, alimentação e diversão bancados por candidatos, às vésperas das eleições. Ao lado da piscina, escutavam propostas e eram pressionados a votar no candidato, revela o coordenador do MCCE no Mato Grosso, Antônio Cavalcante.

Os eleitores também colecionam histórias de conhecidos que tiveram o voto comprado. Comprar votos por casa pintada é o que mais acontece. Alguns são comprados com promessas futuras de emprego também, relata a dona de casa Dayanne Arraes, 21 anos. Ela não se lembra de nenhum dos políticos em quem votou nas últimas eleições, mas procurará um nome novo para cravar no dia de comparecer à urna. Não tem como confiar nos antigos. Eles tiveram suas oportunidades e deu no que deu, reclama.

O marido da dona de casa, o militar da reserva Edilson Arraes, de 28 anos, aposta na Ficha Limpa(1), mas entende que ainda falta aumentar o rigor na investigação a crimes cometidos por políticos. A Ficha Limpa é importante, mas ainda é superficial se os políticos não forem investigados e condenados pela Justiça com o mínimo de rigor. Os políticos conseguem esconder a corrupção com uma facilidade incrível, têm laranjas, critica.

O presidente da AMB, Mozart Valadares, admite que a falta de punição aos políticos coloca por terra parte da credibilidade das instituições, mas aposta que a Ficha Limpa pode representar uma guinada. A Ficha Limpa é o instrumento que vai melhorar o nível da classe política. Quantas candidaturas já foram impugnadas por causa dos efeitos da Ficha Limpa?, questiona Mozart.

1 - Decisão colegiada Sancionada pelo presidente Lula em junho, a Lei da Ficha Limpa proíbe a participação nas eleições de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, mesmo que o processo não tenha sido totalmente concluído.

O texto aprovado por deputados e senadores permite apenas um recurso à condenação para garantir a candidatura.