Título: Silveira, de SC, reclama de discriminação
Autor: Jurgenfeld, Vanessa
Fonte: Valor Econômico, 01/11/2006, Política, p. A6

O governador reeleito de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), disse que espera como primeiro gesto de boa vontade do governo federal o depósito de 5% do ICMS arrecadado pela Petrobras no Estado no fundo social, criado em 2005 para custear ações em diversas áreas, da habitação a investimentos em cultura.

"Espero que o governo federal pare com essa discriminação, pare de depositar no fundo do Zeca do PT", disse, em referência aos recursos destinados ao governador do Mato Grosso do Sul por contribuição similar feita pela estatal. "Ano que vem é o Puccinelli (André Puccinelli, PMDB) quem vai governar, o governo federal vai continuar depositando no Mato Grosso do Sul?", alfinetou.

Silveira, que deu ontem sua primeira entrevista coletiva na capital, mostrou-se bastante insatisfeito com a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dois anos de governo, dizendo que foi discriminado por sua posição política, alegando que a não contribuição da Petrobras tinha esse caráter. "Ficam dizendo que o fundo social é inconstitucional. Mas o Tribunal de Justiça fala que é constitucional. São R$ 15 milhões que poderiam ter entrado no fundo e não entraram", reclamou. Nos últimos dois anos, segundo ele, não houve avanços nas outras reivindicações do governo estadual junto ao presidente. "Não diziam um não. Houve a não resposta".

Silveira chegou a ser aliado de Lula, mas desfez acordo com o PT em 2004, quando fez aliança com o principal opositor dos petistas, o PSDB. Nesta eleição continuou com os tucanos e ainda aliou-se ao PFL. Ontem, disse querer que a aliança prossiga para 2008.

Sobre a relação PMDB-Lula, Silveira disse que espera que o partido se posicione de forma institucional. Se decidir apoiar, "que negocie um compromisso solene de que o governo federal compartilhará as contribuições com os Estados e municípios e que o tratamento recebido pelos governos do PMDB não será discriminatório".