Título: Cesar Maia prepara "Shadow Cabinet"
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 01/11/2006, Política, p. A11

Crítico do governo federal, o prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), promete não dar tréguas ao presidente Lula, em seu segundo mandato. Maia disse que pretende fazer de seu "ex-blog", na internet, uma espécie de "Shadow Cabinet", prática britânica com auge na década de 50, na qual o partido de oposição constituía um ministério paralelo para acompanhar o trabalho dos ministros do governo. Cesar Maia manteve um blog na internet por algum tempo, mas o desativou e passou a enviar opiniões por e-mail para pessoas cadastradas no antigo endereço eletrônico.

Na mensagem, o prefeito informou que pretende convidar 11 pessoas para ocupar as pastas de seu "ministério". As áreas analisadas serão Finanças, Relações Exteriores, Segurança Pública, Infra-Estrutura, Economia, Educação, Saúde, Social, Previdência Social, Meio Ambiente e Gabinete Civil. O prefeito anunciou férias de 15 a 20 dias para a newsletter até que ele consiga finalizar os convites aos "ministros" paralelos. No entanto, segundo Maia, nem todos os nomes serão divulgados.

"Serão os quadros mais destacados do ponto de vista técnico, em cada tema. Alguns convites já foram feitos e aceitos, embora a maioria deles prefira ficar na sombra", afirmou o prefeito, na mensagem.

Durante as eleições, o "ex-blog", segundo Maia, acompanhou o processo eleitoral, com teoria aplicada e análise de fatos. Vencida esta etapa, passa a ter novo foco: o de fiscalizar o governo.