Título: Italiana comemora 30 anos no Brasil com festa na linha de montagem
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 06/09/2006, Empresas, p. B8
Uma roda gigante foi colocada bem em frente à entrada principal. Dentro do prédio, área de produção de motores cedeu espaço para acomodar 1,5 mil convidados. No lugar da tradicional linha de montagem de automóveis, trilhos com mais de 300 cavalinhos suspensos se movimentavam, imitando um carrossel. Esse foi o cenário que a Fiat montou para comemorar seu aniversário num jantar na segunda-feira em Betim, Minas Gerais. A montadora italiana está em festa desde 9 de julho, data em que completou 30 anos no Brasil.
Distante da melancolia que há dias cerca o ABC por conta dos planos de demissão na Volkswagen, em Betim o clima foi de festa. E o tema escolhido era alusivo a um parque de diversões imaginário. Preparado por um batalhão de 240 profissionais, entre cozinheiros, ajudantes e garçons, o jantar começou depois de mais de duas horas de discursos, apresentações e homenagens.
Entre os homenageados, estava Rondon Pacheco, o então governador de Minas Gerais, quando a Fiat fechou o acordo de construção de sua fábrica, na década de 70. O governo de Minas Gerais foi sócio do empreendimento até 1986.
Presente na festa, o vice-presidente da República, o mineiro José Alencar fez votos para que "a Fiat continue a produzir riquezas nas próximas décadas".
A Fiat sempre esteve muito próxima da cultura mineira. Mantendo o estilo de estreitos laços com a cultura local, até versos do mineiro Carlos Drummond de Andrade foram lembrados pelos participantes.
O evento seguiu com um desfile de moda. Com sapatos em forma de automóveis e bolsas em formato de pneus, os modelos deslizavam na fábrica mostrando trajes pitorescos assinados pelo estilista Ronaldo Fraga. Entre eles, circulavam os modelos de automóveis que a empresa fabricou ao longo de 30 anos. O desfile terminou com a exibição do Idea Adventure, um carro na linha fora de estrada que a montadora acaba de lançar no mercado brasileiro.
A montadora não informa o tamanho do investimento nas comemorações dos 30 anos, que incluem campanha publicitária. Segundo o presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini, os recursos estão inseridos na programação anual de investimentos. A Fiat tem um programa de investimentos de R$ 2,5 bilhões a ser aplicado entre 2006 e 2008. No final do próximo ano um novo plano poderá ser anunciado. (MO)