Título: Grupo tem 1 bi de euros para ir às compras
Autor: Capela, Maurício
Fonte: Valor Econômico, 06/09/2006, Empresas, p. B10

O presidente mundial da Schneider Electric, Jean-Pascal Tricoire, afirma que a companhia está disposta a aplicar 1 bilhão de euros por ano até 2010 na aquisição de empresas pelo mundo. Só para se ter idéia do apetite dessa multinacional, que fatura globalmente 11,7 bilhões de euros, nos últimos três anos ela gastou 3 bilhões de euros na compra de 80 companhias espalhadas pela região da Ásia/Pacífico e América do Norte.

"Desta vez, observamos principalmente o mercado americano, da Ásia/Pacífico e internacional, que compreende África, América Latina e Oriente Médio", afirma Tricoire. Apesar de não dar pistas sobre movimentos futuros, o executivo garante que ativos no Brasil estão na lista da companhia.

O presidente global explica que a boa geração de caixa da companhia, algo como 1 bilhão de euros por ano, dá à empresa a possibilidade de novas aquisições. E o executivo garante que mira vários negócios, como automação industrial ou mesmo disjuntores.

A busca por novas companhias tem uma explicação. O segmento em que a Schneider Electric atua ainda é muito fragmentado no mundo. Mesmo o grupo francês, que é um dos maiores fabricantes globais de equipamentos elétricos, detém ao redor de 6% de participação de um mercado que movimenta 200 bilhões por ano.

"Este é um setor que é global na essência. Devemos estar em todo lugar com nossos produtos", afirma Tricoire. Foi com esta política, então, que a empresa arrematou alemã Merten, a chinesa Apparatus, a espanhola AEM e a italiana OVA G Bargellini.

Portanto, essa forte política de aquisições, aliada ao lançamento de novos produtos, fruto de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), têm resultado em acréscimos substanciais no faturamento. Tanto que nos primeiros seis meses deste ano, a receita global da corporação cresceu 22%, alcançando 6,6 bilhões de euros, em relação a igual período do ano passado. Por ano, a empresa investe 5% das vendas anuais em P&D. (MC)