Título: FSB comprará dólar
Autor: Gabriel Caprioli
Fonte: Correio Braziliense, 21/09/2010, Economia, p. 15

Numa tentativa de conter a desvalorização da moeda norte-americana, Fazenda determina que o Fundo Soberano passe a ter função cambial

Num momento de franca preocupação com a desvalorização consistente do dólar no mercado nacional, o governo ganhou uma nova possibilidade para atuar no segmento cambial ao determinar a utilização do Fundo Soberano Brasileiro para comprar a moeda norte-americana. A decisão foi tomada na primeira reunião do Conselho Deliberativo do FSB, formado pelos ministros Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento) e Henrique Meirelles (Banco Central) na sexta-feira, mas só comunicada ontem.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, não há limite para as operações e a compra dos ativos não terá impacto sobre o orçamento o Tesouro Nacional poderá utilizar recursos já existentes ou emitir títulos em favor do FSB. A notícia deve pressionar a taxa cambial, que ontem fechou o dia com sua segunda alta consecutiva. O dólar comercial ficou cotado a R$ 1,729 para a venda, com valorização de 0,64%.

A apreciação da divisa ganhou força após o anúncio da segunda intervenção do Banco Central no mesmo dia. A instituição realizou leilões de compra de dólares por volta de 12h e novamente às 16h. Apesar da alta nos últimos dois dias, o dólar acumula desvalorização de 1,65% no mês.

Para Meirelles, a queda do valor da moeda ocorre em todo o mundo. O real está incluído em um grupo de países com grandes exportações de insumos. Outro ponto destacado por ele é o fato de o Brasil ter uma grande capacidade de atrair investimentos externos. Eu acho que temos agora um período não pontual. No Brasil, vai tudo muito bem. A economia vai crescer mais de 7% neste ano e, para o ano que vem, crescerá a uma taxa menor, porém mais sólida. E um mundo com tantas incertezas faz com que o Brasil atraia investimentos. É o preço do sucesso, avaliou em palestra na Federação das Indústrias do Paraná.