Título: Kassab é presidente nacional, estadual e municipal do PSD
Autor: Cunto,Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 28/12/2011, Política, p. A7

Partido "sem dono", nas palavras do prefeito de São Paulo e fundador da legenda, Gilberto Kassab, o PSD o tem como presidente dos diretórios municipal, estadual e nacional, em uma centralização inexistente nos outros 28 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com exceção do PRTB, do ex-candidato à Presidência Levy Fidelix, conhecido pelo "aerotrem".

A reprodução de dirigentes no controle de vários diretórios é uma prática de partidos pequenos, controlados por um cacique ou um grupo deles, e ocorre no PMN, PTC, PTN, PSDC, PRP e PCO. Entretanto, apenas PRTB e PSD têm um único filiado no comando das três instâncias partidárias, segundo levantamento do Valor no TSE.

A centralização no PSD é uma herança do DEM, legenda que Kassab abandonou este ano e que também tinha o prefeito paulistano como presidente do diretório municipal e estadual de São Paulo. "A gente entende que é importante ter essa configuração [do presidente municipal acumular o diretório estadual] para prestigiar no Estado a maior cidade do país", afirmou Kassab ao Valor.

O prefeito nega, porém, que o acúmulo reflita centralização do partido e lembrou que preside o diretório nacional do PSD por eleição. Kassab disse ainda que os vice-presidentes estão respondendo pelos diretórios municipal e estadual. O TSE, no entanto, não registra qualquer licença ou afastamento do prefeito dessas instâncias - segundo o tribunal, Kassab é três vezes presidente.

A formação dos diretórios também é bem próxima do circulo de relações do prefeito. O vice-presidente municipal e estadual, Alfredo Cotait Neto, é secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo. Rubens Jordão, 2º vice do diretório estadual, foi colega de Kassab na faculdade e trabalhou na gestão do pessedista. Oito secretários e assessores especiais da prefeitura são membros ou têm cargos nos órgãos partidários do PSD.

Embora se distancie dos grandes partidos, como PT, PMDB e PSDB, na escolha de seus presidentes, o PSD procurou se aproximar deles na formação de diretórios, que são considerados mais democráticos do que as comissões provisórias, órgão em que o presidente pode destituir o comando das instâncias inferiores a qualquer momento, sem consultar o resto do diretório.

O PSD tem comissões provisórias em apenas quatro dos 26 Estados. O PT, com nenhuma, e o PMDB, com duas, são os menos provisórios. PV e PR figuram no outro lado do ranking, com comissões provisórias em todos os Estados, o que facilita o controle do presidente sobre o partido.

Kassab fez ontem um afago aos torcedores do Palmeiras. O prefeito tenta melhorar sua imagem com as torcidas dos grandes times da cidade, arranhada com a concessão de R$ 400 milhões em incentivos fiscais para o Corinthians construir seu estádio na zona leste da cidade. A nova arena vai abrir a Copa do Mundo em 2014.

Em visita à sede do Palmeiras, o prefeito disse que vai estudar os pedidos do clube para ampliar as vagas de estacionamento e conceder um novo alvará para a reforma do estádio. O prefeito também declarou apoio, na semana passada, ao projeto do São Paulo para colocar uma cobertura no Morumbi e para construção de um hotel ao lado do estádio.

O prefeito negou que o apoio aos clubes seja uma forma de compensar a ajuda dada ao Corinthians. "São investimentos positivos para a cidade, já que milhares de sócios, torcedores e pessoas que virão assistir aos shows terão mais uma opção de lazer", afirmou.