Título: Lula defende ex-ministro da Saúde
Autor: Costa, Raymundo
Fonte: Valor Econômico, 06/09/2006, Política, p. A7
Jorge Araújo/Folha Imagem Lula em Caruaru: "Foi este companheiro (Humberto) quem mandou a PF investigar" Em noite de lua cheia em Caruaru, no agreste pernambucano, o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva deu apoio explícito ao seu ex-ministro da Saúde Humberto Costa, candidato ao governo do Estado de Pernambuco pelo PT e, nos últimos dias, indiciado pela Polícia Federal no inquérito que investiga o superfaturamento de hemoderivados, a chamada "Operação Vampiro".
"Já vi campanha contra Arraes (Miguel Arraes, o mítico líder pernambucano), já vi esse menino ser acuado (apontou para Eduardo Campos, candidato a governado pelo PSB, neto de Arraes), este outro ser acuado (apontou para Humberto Costa)", disse Lula. "Se você, Mané, (Manoel dos Santos, presidente da Contag, a confederação dos trabalhadores rurais, que organizou o comício) estivesse me acusando, eu estaria preocupado. Mas se quem me acusa está na Tribuna do Senado, não merece que eu perca meu tempo. Por isso, Humberto, não se deixe perturbar pelas acusações." E emendou com mais apoio e trocando uma investigação pela outra: "Sou testemunha que foi este companheiro que mandou uma carta à Polícia Federal para investigar os Sanguessugas".
Antes de Lula, Humberto Costa já havia se defendido. "Quem não tem nada a temer, como eu, não deve nada a ninguém. Olho nos olhos do povo, pedindo que me investiguem, e faço campanha sem abaixar a cabeça." Foi aplaudido pela multidão de militantes e agricultores.
Lula, em discurso de mais de meia-hora, tratou de ser salomônico com os dois candidatos ao governo do Estado, que o PT apóia em Pernambuco. Esteve, todo o tempo, entre os dois. "Democracia não é só coisa limpa não. Tem estas coisas que nos causam desgosto. Vamos derrotá-los nas urnas", prosseguiu. O presidente-candidato, que soube durante o comício que havia subido mais nas pesquisas de intenção de voto do DataFolha, falou como presidente-eleito. "Depois das eleições, meu compromisso será visitar Santa Cruz de Capibaribe", prometeu ao prefeito do município, que estava no palanque. "Não pude ir hoje, porque estou em compromisso de campanha, e não tem helicóptero. Mas vou depois."
O comício pela reeleição de Lula juntou 20 mil pessoas no pátio em frente à sede do INSS, segundo os organizadores. Em Pernambuco, Lula tem 69% a 72% das intenções de voto, dependendo das pesquisas. Mas Caruaru, historicamente, é hostil a ele. Aqui ele perdeu quatro vezes - perdeu até em 2002. Mas, agora, parece ter clima mais favorável. "Lula tem meu voto e da minha família", diz Severino Vitalino, 66 anos, filho do mestre Vitalino, o mais famoso entre os artesãos brasileiros. É apoio forte: só de filhos são 13; mais netos e agregados, somam uns 40. "Acho que não tem três contra, não", diz Severino, também artesão e que cuida da casa-museu de Mestre Vitalino, em Alto do Moura, a oito quilômetros do centro de Caruaru.