Título: Volks marca folgas, férias e alerta concessionários
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 01/09/2006, Empresas, p. B8

Com a fábrica de São Bernardo do Campo paralisada, a Volkswagen definiu uma estratégia para contornar eventual desabastecimento. No área de manufatura, marcou folgas a partir de hoje e férias coletivas no dia 18 para os empregados das fábricas de Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). No setor de vendas, alertou os concessionários sobre a possibilidade de a greve no ABC causar problemas de fornecimento de peças para as demais unidades do grupo.

Além dos veículos, a unidade de São Bernardo do Campo produz componentes para as duas outras fábricas de carros da companhia. A linha Gol, em Taubaté, e a do Fox, no Paraná, recebem peças estampadas produzidas no ABC. Por isso, a continuidade da greve, iniciada terça-feira, pode comprometer essas linhas.

A empresa anunciou ontem, como medida para "ajuste de produção", a folga que os 4,5 mil funcionários de Taubaté terão já hoje e na próxima quarta-feira, véspera de feriado. Como já haviam compensado a sexta-feira, dia 8, os empregados de Taubaté têm pela frente só mais dois dias de trabalho, o que ajuda a Volks a ganhar um fôlego na primeira dezena do mês.

Em São José dos Pinhais, onde há 3,8 mil empregados, haverá folga hoje. O trabalho extra marcado para amanhã foi cancelado e transferido para o dia 30. No período de 18 a 27 todos estarão em férias. Isso significa que a Volks, que fez estoque para se prevenir contra a greve no ABC, se programa agora para trabalhar praticamente apenas uma semana este mês - período entre o feriado e as férias coletivas em todas as fábricas (incluindo a do ABC).

A lei estabelece que os sindicatos dos trabalhadores precisam ser informados sobre férias coletivas com 15 dias de antecedência. A Volks deu entrada nos protocolos em Taubaté e São José dos Pinhais ontem.

Numa carta que os concessionários começaram a receber, a Volks alerta para "possíveis problemas de fornecimento de componentes" da fábrica do ABC para as demais unidades. No documento, ao lembrar as "perspectivas extremamente positivas do cenário macro econômico e do mercado automobilístico para os próximos meses", a empresa sugere que o revendedor e sua equipe avaliem se a concessionária "está preparada adequadamente para enfrentar essa situação adversa de fornecimento" .

Por enquanto não há problemas nas concessionárias. A Cipasa, revenda de Londrina (PR), informa que tem estoque. "O mercado também está calmo", diz o gerente de vendas Antonio Carlos de Souza. Os concessionários do Nordeste também estão estocados porque habitualmente se preparam para qualquer eventualidade em razão da distância das fábricas da Volks.

Com 40 anos de existência, a Belovel, revenda de Caruaru (PE), se habituou às greves do ABC. "Só vamos começar a sentir problemas se a paralisação se estender por mais de 15 dias", afirma Pedro Irineu Jr, diretor da empresa.

Além dos componentes para as outras fábricas, a Volks de São Bernardo produz o Fox para exportação para a Europa, Kombi e Polo. A empresa já marcou o lançamento da nova versão do Polo para o próximo dia 12. Em assembléia ontem, os trabalhadores de São Bernardo decidiram manter a greve até pelo menos segunda-feira.