Título: Com brindes, cartões buscam clientela fiel
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 01/09/2006, Finanças, p. C10

O setor de cartões de crédito descobriu os programas de fidelidade. Há cinco anos, um em cada cinco cartões oferecia recompensas para os clientes que gastam mais. Hoje, um em cada dois plásticos tem estes programas. O consumidor que possui um cartão assim costuma gastar 28% a mais quando comparado a um plástico sem recompensa, revela um estudo da Tsys Loyalty, empresa americana que processa programas de fidelização para mais de 400 milhões de cartões.

Segundo Michael Hemsey, vice-presidente da Tsys, as taxas de ativação para os cartões com recompensa também são maiores: em média, 20% mais altas no crédito e 15% no débito. Nos Estados Unidos, os cartões de crédito com recompensa foram responsáveis por 77% do total de dinheiro gasto com cartões em 2005.

No Brasil, os programas não param de crescer. O Carrefour, com seis milhões de cartões, lançou o seu este ano e a C&A está em fase final de implantação do seu. A TAM, que já tem um cartão que oferece milhas aéreas com o Itaú, está criando outro com o Unibanco.

As milhas áreas, porém, não são o item preferido na hora de trocar pontos. As chapinhas (aparelhos para alisar o cabelo) são o produto mais procurado. Em seguida, aparecem os ingressos de cinema, seguido pelas doações para entidades de caridade e pelas milhas, segundo pesquisa citada por Christiano Ranoya, superintendente de cartões do Santander Banespa, no "C4 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor", que teve seis painéis dedicados ao tema.

Segundo Ranoya, um bom programa de fidelidade "devolve" ao consumidor até 5% do que ele gastou com o cartão. Na média, porém, o número fica na casa dos 1%.

Um dos desafios do setor é segmentar os programas de fidelidade, avalia Fernando Chacon, diretor da Credicard Itaú. "É impossível ter uma programa comum para todas as classes", disse. Para ele, a baixa renda também quer ter benefícios e serviços.

A segmentação é fundamental, avalia Para Cesario Nakamura, diretor de cartões da Amex Bradesco. O programa de recompensas da Amex, um dos mais antigos do mercado, com 11 anos de existência, foi dividido em seis grupos, com produtos e ações específicas para cada um. Na base de clientes da Amex, 70% aderiram ao programa de recompensa.