Título: Carga tributária vai a 39,41% do PIB no primeiro semestre
Autor: Izaguirre, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 01/09/2006, Brasil, p. A5

Os impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros no primeiro semestre deste ano corresponderam a 39,41% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). No mesmo período do ano passado, a carga tributária foi de 39,16% e, em 2005, de 37,82%.

O presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, explicou que normalmente a carga do primeiro trimestre é superior à do segundo devido devido à menor atividade econômica e à concentração do pagamento de tributos, como o IPVA e o IPTU nos primeiros meses do ano. Amaral disse ainda que "tudo indica que o ano de 2006 fechará batendo mais um recorde" de carga tributária, ao contrário do que disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste mês, no mesmo dia em que a Receita admitiu um volume recorde de impostos em 2005.

Na ocasião, Lula defendeu a redução da carga e até mesmo relacionou essa medida à competência de um governo para a implementá-la. "Precisamos ter juros menores e uma carga de impostos mais leves. Para isso, será necessária a conjugação de uma política econômica correta, uma gestão administrativa eficiente e um comando político", afirmou.