Título: Programa de Alckmin cita petistas acusados
Autor: Junqueira, Caio
Fonte: Valor Econômico, 01/09/2006, Política, p. A11

Pela primeira vez na campanha, o horário eleitoral gratuito do candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) mencionou petistas e integrantes do alto escalão do governo do presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) envolvidos em denúncias de corrupção durante sua gestão.

No fim do programa, uma mulher apareceu dizendo o seguinte texto: "Qual a sua reação quando você ouve alguma notícia sobre corrupção no governo?

Vergonha? Raiva? Revolta? Pois é, a maioria da população brasileira que é honesta, não gosta de corrupção e tem raiva dos políticos corruptos. Nos últimos anos, vários ministros e altos funcionários do governo foram acusados por corrupção. José Dirceu, ministro de Lula, foi denunciado como chefe de quadrilha. Delúbio, tesoureiro do PT, Genoino, presidente do PT, e Silvio Pereira, secretário-geral do PT, foram denunciados como os outros chefes. Waldomiro, alto funcionário, foi denunciado por corrupção. Gushiken, mais um ministro de Lula, foi acusado de corrupção. Humberto Costa, outro ministro de Lula, foi indiciado pela polícia por desvio de dinheiro da saúde. Será que isso é normal? Tantos ministros denunciados por corrupção , e Lula não sabia de nada? Lula não merece o seu voto." Em seguida, aparece a imagem e a mensagem: "Lula não merece seu voto".

Com tem sido usual na propaganda de TV do tucano, a crítica mais forte foi levada ao ar após o "término" oficial do programa. Antes, Alckmin também atacou Lula em boa parte da propaganda. Ao abordar a carga tributária brasileira, colocou o presidente na condição de responsável pela alta cobrança de impostos no país. "O governo nunca pegou tanto dinheiro dos brasileiros. Sabe por que? Porque o governo gasta errado e gasta mal. Em vez de gastar mais de R$ 1 bilhão com propaganda, tem que gastar com escolas. Em vez de gastar rios de dinheiro com cargos de confiança, tem que gastar com água encanada, esgoto. E aqui está mais uma diferença entre o atual presidente e eu. Ele é o presidente do imposto cada vez mais alto, eu vou ser o presidente do imposto cada vez mais baixo. Ele arrecada muito e gasta errado, eu vou baixar imposto e investir naquilo que interessa pra você."

O programa de Lula também inovou ao iniciar com a seguinte mensagem: "Começa agora o programa do candidato que não agride e não calunia. O presidente que além de já ter feito muito pelo país, tem as melhores propostas para o nosso futuro." O programa foi pautado novamente foi pautado por realizações de sua gestão, desta vez nas áreas de energia e tecnologia.

O vice-presidente José Alencar foi outra das novidades. Falou sobre o desenvolvimento do país. "O presidente Lula e eu sabemos como ninguém da grande luta que foi preciso travar para conduzir o país a esse patamar onde hoje se encontra e vencemos a luta. Agora é hora de crescer e crescer com vigor. O Brasil está pronto para levantar vôo, para se transformar em uma nação realmente desenvolvida, com mais produção, mais empregos e educação de qualidade."