Título: Candidatos criticam baixo crescimento do PIB
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/09/2006, Política, p. A11

A candidata do P-SOL à Presidência da República, senadora Heloísa Helena (AL), criticou ontem a política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição. Segundo ela, o crescimento do PIB foi "pífio". "Infelizmente é um crescimento pífio, é o retrato da escolha da política econômica feita pelo governo", disse a candidata durante caminhada por Guarulhos (São Paulo).

A economia brasileira registrou uma expansão de 0,5% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses deste ano, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. Trata-se do pior desempenho desde o terceiro trimestre de 2005, quando houve recuo de 1,2%. No primeiro trimestre, o PIB teve avanço de 1,4%.

Heloísa disse que as escolhas do governo têm como objetivo sabotar o desenvolvimento do país. Ela afirmou que já esperava o baixo índice de crescimento do PIB e ironizou o discurso do presidente Lula, de que em seu governo o Brasil cresce e se preocupa com a distribuição de renda. "Não tem David Copperfield (mágico) que possibilite o desenvolvimento econômico e a inclusão social com esse tipo de política econômica", afirmou.

Sobre a queda de 0,5 ponto percentual na taxa de juros, anunciada ontem pelo Copom, a candidata chamou de uma manobra eleitoreira. Ela, no entanto, disse que todo corte nos juros é bem-vindo, porque considera um alívio na dívida pública.

Em sua plataforma de governo, Heloísa prega um corte pela metade da taxa Selic. "Mecanismos eleitoralistas reproduzem farsas técnicas e fraudes políticas", criticou a senadora. Segundo ela, "não é uma redução compatível com o histórico do Copom".

Para o candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, José Serra, o PT não soube aproveitar o melhor ambiente econômico mundial desde a década de 30. Segundo ele, o aumento de 0,5% do PIB do segundo trimestre, divulgado hoje pelo IBGE, é um "vôo de galinha".

"O governo FHC passou por cinco crises internacionais e, mesmo assim, teve crescimento maior do que o registrado no governo do PT, que desfrutou do melhor ambiente econômico internacional desde os anos 30", disse Serra nesta tarde durante sabatina promovida pelo jornal "Folha de S. Paulo".

Segundo o candidato, a falta de competência do governo impediu que o país tivesse desenvolvimento mais acentuado. Ele diz que o PT desperdiçou uma oportunidade sem paralelo: "O que vimos hoje no PIB foi um vôo de galinha, não se sustenta. Ainda mais com as políticas monetária e cambial atuais".

Já para o petista e adversário de Serra na disputa em São Paulo, Aloizio Mercadante, um dos fatores que prejudicou o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre foi a Copa do Mundo. "Nós tivemos uma quebra de ritmo e precisaria ver o impacto disso, que foi o período da Copa do Mundo. Houve uma quebra geral no nível de atividades. Praticamente em todos os dias de jogos você não tinha atividade profissional, as pessoas paravam trabalho e isso, evidentemente, teve impacto nas estatísticas", afirmou em Piracicaba.

De acordo com o senador, os fatores principais que explicariam o mau desempenho seriam a apreciação da taxa de câmbio e a taxa de juros. Mercadante lembrou do corte na taxa Selic, anunciada anteontem pelo Banco Central, afirmando que essa é a "menor taxa de juros em 31 anos". (Com agências noticiosas)